Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO FÁBIO SOARES CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO FÁBIO SOARES CARVALHO
DATA: 11/03/2016
HORA: 10:00
LOCAL: SALA 328 CCHL
TÍTULO:

LULISMO NO PIAUÍ (2006-2014): EFEITOS DO FENÔMENO NO ESTADO RELAÇÃO ENTRE A ANÁLISE DO COMPORTAMENTO ELEITORAL E AS VITÓRIAS DE WELLINGTON DIAS E DILMA ROUSSEFF EM 2014.


PALAVRAS-CHAVES:

Palavras-chave: Lulismo. Partido Político. Comportamento Eleitoral. Programas Sociais.


PÁGINAS: 69
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

Esta pesquisa se propõe a estudar um fenômeno político, singular, que vem se notabilizando nos últimos anos na sociedade brasileira, nos referimos ao Lulismo. O trabalho abordará este modelo se utilizando da literatura em questão para explicá-lo tentando entender o que ele significa e a sua importância como variável primordial para a vitória em pleitos eleitorais.
O capítulo 1 faz uma análise do processo de formação do partido dos trabalhadores, utilizando-se, amplamente, de farta documentação para corroborar sua trajetória. A partir desse estudo inicial podemos entender as múltiplas transformações ao qual o partido vem sofrendo durante esse período, sobretudo, o que diz respeito ao seu viés ideológico e ao seu programa político.
O capitulo 2 se utilizará das teorias do comportamento eleitoral, da escolha racional, em uma perspectiva teórica, que possa fornecer coerência a racionalidade do eleitor lulista. O capitulo em questão também faz uma análise de alguns programas vinculados a esta política no Estado do Piauí e sua importância em termos de voto.
O capitulo 3 faz uma análise empírica de dados que mesclam os resultados eleitorais do pleito de 2014, quantidade de beneficiários de programas sociais no Estado do Piauí, dados de ministérios e programas ligados a esta política, utilizando-se de um modelo explicativo que aborde variáveis que sejam capazes de comprovar a efetividade do lulismo como provedor ou não de votos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Notícia cadastrada em: 04/03/2016 16:18
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 09:00