Banca de DEFESA: DÉBORA GOMES GALVÃO

DATA: 30/05/2016
LOCAL: Sala de vídeo II
TÍTULO:

CRISE DE REPRESENTATIVIDADE DOS PARTIDOS POLÍTICOS NO BRASIL (2000 – 2015)

PALAVRAS-CHAVES:

Representação; Partidos Políticos; Eleição; Voto; Representados.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política

A expansão da democracia foi um dos fenômenos políticos mais importantes do século XX. A despeito dos grandes avanços democráticos vistos por toda parte, a insatisfação política, a desconfiança de partidos e a descrença de governos crescem nas novas e velhas democracias. Isto é, apesar do aumento de países democráticos, os modelos apresentados de democracia têm inspirado os estudos de analistas. A presente pesquisa versa sobre o comportamento político eleitoral, destacando o papel dos partidos políticos como meio de representação da população. Parto da hipótese de que os partidos políticos estão sofrendo uma crise de representatividade no cenário brasileiro e tenho como objetivo apontar artifícios suficientes para testar essa hipótese. Utilizei dados extraídos de surveys aplicados por centros de pesquisa e estudos acadêmicos, especialmente, o Latinobarômetro, Datafolha Instituto de Pesquisas, Instituto Brasileiro de Opinião e Pesquisa Estatística (Ibope) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo geral, portanto, consiste em demonstrar a crise de representatividade dos partidos políticos no Brasil entre os anos de 2000 a 2015. Em razão do contexto político contemporâneo, o tema se torna de grande relevância e discussão na literatura, ensejando ricos debates sobre a vertente que trata de democracia, bem como analisa os países da América Latina em termos comparados ao Brasil.

Presidente - 2521820 - CLEBER DE DEUS PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1666837 - FERNANDO FERREIRA DOS SANTOS
Interno - 1585512 - JESUSMAR XIMENES ANDRADE
Interno - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS