Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA DE FATIMA PAULA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZA DE FATIMA PAULA GOMES
DATA: 28/02/2018
LOCAL: Sala do Núcleo de Estudos Políticos e Eleitorais da Pós-Graduação de Ciência Política
TÍTULO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O ENSINO SUPERIOR : Uma análise comparativa dos países Brasil e Chile
PALAVRAS-CHAVES: Educação; Políticas Públicas; América-Latina
ÁREA: Ciência Política

A presente  pesquisa visa discutir sobre as políticas públicas de educação para o ensino superior através de um estudo comparativo de dois países da América do Sul: Brasil e Chile. Tem como questão norteadora a seguinte: quais fatores contribuíram para as políticas públicas de educação no ensino superior  nos países Brasil e Chile? O estudo torna-se relevante na medida em que a educação superior é um importante instrumento de formação profissional, científica e política. E em 1994 as orientações do Banco Mundial para América Latina indicou caminhos para a privatização, que foram percorridos de forma heterogênea pelos países latino-americanos. Por isso, nas últimas décadas, ocorreram mudanças significativas direcionadas para políticas privatizadoras de educação. Os países que compõem o Mercosul possuem notáveis diferenças em suas dimensões, qualidades e recursos. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de natureza quanti-qualitativa, Para realização da pesquisa será utilizado para coleta de dados a análise de documentos sobre o tema disponíveis nos bancos de dados internacionais/nacionais e em relatórios ministeriais dos dois países. O objetivo da pesquisa é comparar os fatores que contribuíram para definição de políticas públicas de ensino superior nos países Chile e Brasil no período de 1980 a 2014. Os objetivos específicos são identificar e compreender o sistema de financiamento público estudantil universitário implementado no Chile e Brasil; identificar o nível de entrelaçamento do setor público com o setor privado, no tocante ao financiamento público estudantil e analisar a política de educação para o ensino superior como mecanismo de democratização do acesso ao ensino superior.

Presidente - 2521820 - CLEBER DE DEUS PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 1674826 - DEBORAH DETTMAM MATOS
Interno - 1352021 - NELSON JULIANO CARDOSO MATOS
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 14:09