Notícias

Banca de DEFESA: ADAUTO DE GALIZA DANTAS FILHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADAUTO DE GALIZA DANTAS FILHO
DATA: 03/05/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: A geografia política da Assembleia Legislativa Piauiense (1998-2014)
PALAVRAS-CHAVES: Geografia do Voto; Padrões de Votação; Trajetória Política; Posicionamento Ideológico; Assembleia Legislativa do Piauí.
PÁGINAS: 88
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

O objetivo deste estudo é investigar os padrões de votação dos deputados estaduais piauienses eleitos nas cinco últimas disputas eleitorais. Levando em consideração trabalhos mais recentes sobre a geografia do voto, partimos do pressuposto de que configurações mais dispersas e políticos de perfil mais dominante são recorrentes na realidade do estado. Para tanto, os deputados estaduais são classificados de acordo com a taxonomia de votação que mescla a distribuição espacial dos votos com a dominância. Esta classificação leva o índice de Laakso-Taagepera (índice N) como base de cálculo para a concentração e dispersão dos votos no território, enquanto que admitimos a operacionalização da dominância pelo índice D. Definidos os padrões de votação, buscamos averiguar se as hipóteses sobre a trajetória política do deputado e seu posicionamento ideológico (através do seu partido de filiação) guardam as relações esperadas de acordo com a literatura. Os resultados mostram que no período observado o padrão disperso-dominante é a principal configuração dos deputados, no entanto, a geografia eleitoral piauiense cria fortes incentivos para outro tipo de padrão: o disperso-compartilhado. Os dados também indicam que há forte associação entre a trajetória política do deputado com seu padrão de votação, enquanto que o mesmo não pode ser dito da relação esperada entre a posição ideológica do deputado e sua configuração eleitoral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Interno - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Externo à Instituição - GLAUCO PERES DA SILVA - USP
Notícia cadastrada em: 19/04/2018 10:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 07:16