Notícias

Banca de DEFESA: GEOVANA AZEVEDO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEOVANA AZEVEDO DA COSTA
DATA: 13/12/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: Gênero, trabalho e políticas públicas: uma análise da qualificação profissional no Programa Nacional Mulheres Mil.
PALAVRAS-CHAVES: Gênero; Políticas Públicas; Programa Mulheres Mil.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

Esta pesquisa se insere na discussão sobre a perspectiva de gênero nas políticas públicas de âmbito federal para a qualificação profissional de mulheres. Partindo da análise do Programa Nacional Mulheres Mil, instituído nacionalmente no ano de 2011, o estudo teve como objetivo investigativo entender, a partir do portfólio de cursos, se a qualificação ofertada conduz à capacitação de mulheres em atividades que reforçam os papéis tradicionais socialmente atribuídos à elas no mercado de trabalho. Para tanto, examinou-se documentos oficiais, como forma de compreender qual a perspectiva de gênero presente na política pública. Paralelamente, foi realizada pesquisa empírica com representantes do poder público responsáveis pela formulação do Programa e com uma aluna egressa.  Constatou-se no estudo, que predomina a perspectiva tradicional de gênero no Programa, que impacta na formulação de cursos atada à divisão sexual dos papéis e compreensões convencionais do feminino, uma vez que capacita mulheres para o desemprenho de atividades voltadas para a esfera do cuidado, que podem ser desenvolvidas no âmbito doméstico.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARLENE MARTINEZ RICOLDI - UFABC
Presidente - 1133769 - OLIVIA CRISTINA PEREZ
Interno - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 16/11/2018 15:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 10:26