Banca de DEFESA: POLYANA DIAS MIRANDA BRANDÃO

DISCENTE: POLYANA DIAS MIRANDA BRANDÃO
DATA: 15/12/2018
LOCAL: Sala 315
TÍTULO: PARTICIPAÇÃO POLÍTICA E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: SENTIDOS ATRIBUÍDOS FRENTE AOS DISPOSITIVOS INSTITUCIONAIS, RELACIONAIS E PEDAGÓGICOS.
PALAVRAS-CHAVES: Educação profissional; participação; cidadania.
ÁREA: Ciência Política

Tendo em vista a importância da Democracia e necessidade de fortalecimento desta, esta pesquisa procurou como objetivos principais, entender através da perspectiva dos estudantes, os sentidos e significados que atribuem à participação política, em uma instituição de ensino, historicamente voltada para o atendimento às demandas de mercado. O estudo desenvolveu-se através de uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, bibliográfica, documental com aplicação de questionários e entrevistas aos sujeitos da pesquisa. Foram selecionados 10 estudantes do Ensino médio Integrado ao técnico, e diante das informações coletadas, tratadas por meio do software IRAMUTEC, que gerou informações para análise, aliado ao aporte teórico e referências de autores que tratam de participação e educação profissional. Com recorte especial a partir da Lei 11.892/2008 que cria os Institutos Federais e expande a Rede de Educação Profissional no Brasil. Através da Análise de Similitude e construção de Dendogramas, percebemos que, embora coexistam limitações impostas pelo modo de produção capitalista captadas pelos alunos da educação profissional, na intencionalidade na articulação com a participação política, reconhece-se que os estudantes percebem os instrumentos de participação, no entanto, apresentam dificuldades para implementar a participação, tais como a falta de informações suficientes, a descrença, o descaso, excesso de carga horária. Contudo, identificamos características voltadas para uma participação ativa, identificadas através de agrupamento de palavras, que expressa a necessidade em ser ouvidos, ser participativo e de atuação como cidadão ativo perante as demandas institucionais, que se reflete tanto no ambiente escolar quanto fora. As concepções de mercado, ainda presentes, desenvolvem o individualismo em detrimento ao espírito coletivo, fator encontrado nas análises das entrevistas. Indicamos que o IFPI disponibiliza os instrumentos aos estudantes, no sentido de favorecer a consolidação de uma nova democracia.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Interno - 1133769 - OLIVIA CRISTINA PEREZ
Externo à Instituição - JOSÉ ARIMATÉA BARROS BEZERRA - UFC
Notícia cadastrada em: 14/12/2018 10:34