Notícias

Banca de DEFESA: DAIANA FERREIRA DE MACÊDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAIANA FERREIRA DE MACÊDO
DATA: 28/02/2019
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de Vídeo I
TÍTULO: Democracia sem disputa: uma análise das eleições de candidatura única para as prefeituras brasileiras (2012 e 2016)
PALAVRAS-CHAVES: Alienação eleitoral; Eleições; Candidatura única; Comportamento eleitoral.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política
RESUMO:

A alienação eleitoral, fenômeno que compreende a soma dos votos brancos, nulos e abstenções, vem sendo recorrente nos pleitos eleitorais brasileiros e tem sido objeto de poucas pesquisas no Brasil, sobretudo, a nível subnacional. Esta pesquisa objetiva analisar a alienação nos municípios brasileiros, com foco naqueles que apresentaram candidatura única ao Executivo nas eleições de 2012 e 2016. A pergunta que norteia esse trabalho é: municípios brasileiros com candidatura única apresentaram maiores taxas de alienação eleitoral em relação àqueles com eleições competitivas nos pleitos de 2012 e 2016? A hipótese trabalhada é: municípios com candidatura única apresentam maiores taxas de alienação eleitoral se comparado aos demais, e isso indicaria que a redução do número de opções aos eleitores poderia gerar desestímulo à participação eleitoral. Para isso, foram analisados dados eleitorais do TSE referentes aos pleitos de 2012 e 2016 e, coletadas informações de caráter socioeconômico destes locais contidas nos sites do IBGE e do Portal Atlas Brasil-PNUD. Adotaram-se como variáveis dependentes a taxa de alienação eleitoral, os votos brancos, nulos e abstenções e como variável independente o número de candidatos. As principais conclusões foram: (1) o teste de Sperman mostrou que há correlação positiva entre o número de candidatos e as variáveis alienação eleitoral, abstenções, votos brancos e votos nulos, porém são correlações fracas ; (2) o teste U de Mann- Whitney mostrou que a média de ranks para a alienação eleitoral , votos brancos e nulos é superior nos municípios com candidatura única; e inferior para a abstenção, podendo ter sido em decorrência da obrigatoriedade do voto; (3) o teste U de Mann- Whitney mostrou que a mediana é distinta entre os dois grupos e que existência de apenas um candidato na disputa pelo Executivo teve impacto na alienação eleitoral nos pleitos de 2012 e 2016 confirmando nossa hipótese; (4) o teste de regressão mostrou que o número de candidatos não é suficiente para prever a alienação eleitoral, sendo necessário, portanto, um modelo que envolva além do número de candidatos, variáveis políticas e socioeconômicas, pois existem vários fatores que atuam de forma conjunta e influenciam no comportamento eleitoral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Interno - 010.334.130-70 - BRUNO MELLO SOUZA - UFPI
Externo à Instituição - EDNALDO APARECIDO RIBEIRO - UEM
Notícia cadastrada em: 12/02/2019 14:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 12:51