Banca de QUALIFICAÇÃO: LYVIA BASILIO CALAND AVELINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LYVIA BASILIO CALAND AVELINO
DATA: 03/09/2013
LOCAL: Sala 328 CCHL
TÍTULO:

O Planejamento estratégico na gestão pública de cidades: Identificação e análise dos gargalos na implementação e no controle do Plano Teresina Agenda 2015.

PALAVRAS-CHAVES:

Planejamento estratégico. Gestão municipal. Plano Teresina Agenda 2015. Control. Gargalos.

ÁREA: Ciência Política

A gestão local sofre pressões tanto da população quanto da legislação vigente por ações de governança mais eficientes, eficazes e efetivas e o planejamento estratégico municipal pode se constituir num instrumento de política pública relevante para o planejamento e o desenvolvimento local, pois busca melhorias de resultados envolvendo a gestão como um todo, partindo de um diagnostico da situação atual, traçando uma visão de futuro para a cidade, através de formulação de diretrizes, objetivos e metas e identificando potencialidades e fraquezas, bem como oportunidades e ameaças à cidade. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o uso do planejamento estratégico na gestão de cidades e observar os aspectos relevantes ao seu pleno desempenho. Identificando e analisando os gargalos ou obstáculos nos processos de implementação e controle do Plano em estudo que será o Teresina Agenda 2015. Para isso será feito um estudo de caso, valendo-se de métodos de pesquisa qualitativa por via de entrevistas em profundidade com agentes atuantes nas fases de elaboração, implementação e controle do plano, bem como análise documental, tendo como documentos base a Agenda 2015, o Plano diretor de Teresina e os relatórios de desempenho de gestão da prefeitura disponíveis em portal transparência na internet. Após a identificação dos gargalos será feita a análise dos fatores preponderantes para classificá-los com relação às suas características, se políticos ou administrativos e institucionais.

Presidente - 1863069 - MONIQUE DE MENEZES
Externo à Instituição - PRISCILA ERMINIA RISCADO - UFF
Interno - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 22/08/2013 18:00