Banca de QUALIFICAÇÃO: LEANDRO CAVALCANTE DE CARVALHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEANDRO CAVALCANTE DE CARVALHO
DATA: 20/02/2014
LOCAL: Sala 315 CCHL
TÍTULO:

INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO NO NORDESTE

PALAVRAS-CHAVES:

Infraestrutura. Desenvolvimento econômico. Nordeste brasileiro. Governo Lula.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Ciência Política

A presente dissertação de mestrado tem como objetivo central examinar  os investimentos em infraestrutura  realizados no período, correspondente ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva,  avaliar as consequências  destes investimentos para  a economia e desenvolvimento do Nordeste e analisar seus impactos na renda per capita e no PIB  da Região. No intuito de se obter um diagnóstico mais preciso, o projeto irá analisar a contribuição dos grandes projetos federais sobre a região Nordeste, além de buscar evidenciar as possíveis conexões entre os gastos públicos em infraestrutura e seus consequentes impactos sobre o nível de renda e emprego dos setores(ramos!)  que compõem as economias da região Nordeste atingidos pelos programas federais. A metodologia a ser utilizada consiste  no levantamento de dados em fontes secundárias  e análise dos investimentos em infraestrutura econômica no Nordeste e  das políticas de ampliação e modernização da infraestrutura econômica. Para tal, será feito o levantamento de informações e dados estatísticos que versam sobre: PIB per capita, investimento público em infraestrutura e subsídios. Estes dados serão coletados em sites oficiais, como o IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística; IPEA - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada; MPOG- Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, entre outros.

Externo ao Programa - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Interno - 1167770 - FRANCISCO PEREIRA DE FARIAS
Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 10/02/2014 18:25