Banca de DEFESA: ISABELLE FEITOSA TOMÉ

DATA: 14/03/2014
LOCAL: sala 315
TÍTULO:

A POLÍTICA PÚBLICA DE EMPREGO E RENDA DO PROJOVEM TRABALHADOR PARA CONFORMAÇÃO DA CIDADANIA E DA INCLUSÃO SOCIAL NO MUNICIPIO DE FLORIANO-PI

PALAVRAS-CHAVES:

Avaliação de Política.  Projovem Trabalhador. Juventude. Inclusão Social.

ÁREA: Ciência Política

Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia e a efetividade do Projovem Trabalhador como política pública para conformação da inclusão social dos jovens na faixa etária de 18 a 29 anos no município de Floriano-PI. Os sujeitos da pesquisa são os egressos do Programa Projovem Trabalhador selecionados em uma amostra aleatória de 73 jovens dos 300 que participaram do programa. No percurso metodológico, o trabalho segue uma abordagem de natureza quali-quantitativa, no qual foi realizada uma avaliação de resultado e do impacto outcomesdessa política pública por meio de uma pesquisa documental, exploratória e descritiva. O perfil dos atores dos investigados apontou para uma maior concentração de jovens entre 20 e 25 anos o que corresponde a 49% dos inseridos no programa, sendo 77% do sexo feminino, em relação a escolaridade 83% concluíram o Ensino Médio. Quanto aos aspectos sócioeconômico, 63% dos participantes informaram possuir renda menor que um salário mínimo. Relativo a renda familiar, houve variação positiva da renda em razão da participação no programa que avançou de um a dois salários mínimos para 60% dos egressos. O estudo evidenciou que a maioria dos jovens não estão engajados em organizações sociais. No que concerne aos direitos do cidadão assegurados pela Constituição Federal, a maioria dos egressos declarou que o acesso ao sistema de saúde, a educação e aos programas sociais ainda é precário. Ao examinar a motivação para ingressar no Projovem Trabalhador os principais fatores apontados foram: a qualificação, obtenção de emprego e interesse no curso ofertado. Verificou, ainda, que 82% dos egressos obtiveram emprego impulsionados pela vivência dos Cursos ofertados pelo programa Projovem Trabalhador. Além disso, o curso ampliou a noção de cidadania e as possibilidades de convivência social. Portanto, a relevância da intervenção promovida pelo Projovem Trabalhador para os beneficiários deste programa constatou-se através da mitigação dos problemas socioeconômicos desta população por meio da inserção dos jovens no mercado de trabalho, melhoria da renda e da socializaçãodos egressos.

Presidente - 1167769 - RAIMUNDO BATISTA DOS SANTOS JUNIOR
Interno - 1167585 - RICARDO ALAGGIO RIBEIRO
Externo ao Programa - 423559 - SOLIMAR OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 28/02/2014 13:56