Banca de QUALIFICAÇÃO: LAELSON ROCHELLE MILANÊS SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAELSON ROCHELLE MILANÊS SOUSA
DATA: 14/10/2016
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO:

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO HIV/AIDS POR IDOSOS

PALAVRAS-CHAVES:

Psicologia Social. HIV. AIDS. Idoso.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

O estudo tem como objeto as Representações Sociais do HIV/AIDS por idosos. A problemática tem mais de três décadas e continua um importante objeto de investigações sociais. Sabe-se que seu perfil epidemiológico tem sofrido profundas transformações e o número de infectados com mais de 50 anos de idade aumentou de forma expressiva. Além disso, a adesão às terapias antirretrovirais proporcionam aumento da expectativa de vida aliadas ao envelhecimento populacional geral. A pesquisa teve como objetivos apreender as Representações Sociais elaboradas por idosos atendidos em Unidades Básicas de Saúde sobre o HIV/AIDS e compreender como as representações sociais interferem na prevenção do HIV/AIDS. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa fundamentada na Teoria das Representações Sociais. Participaram da pesquisa 42 pessoas com idade a partir de 60 anos atendidos em uma Unidade Básica de Saúde do município de Teresina-PI. A produção dos dados foi realizada por meio de entrevistas em profundidade em uma sala reservada da unidade de saúde no período de 25 de Maio a 10 de Agosto de 2016 por livre demanda. Utilizou-se um instrumento semiestruturado dividido em duas partes: caracterização dos participantes e perguntas abertas sobre a temática. Os dados foram processados com suporte do software IRAMUTEC e analisados por meio da Classificação Hierárquica Descendente (CHD). A pesquisa teve aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Piauí CAAE 53300416.0.0000.5214 e número do parecer 1.576.974. Os participantes assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Foram identificadas 424 Unidades de Contexto Elementar classificadas em 509 segmentos de texto que representam 83.30% do corpus. Os resultados apresentam-se em cinco classes, a saber: Classe 1 – HIV/AIDS: um problema de jovens – nesta classe os idosos apontam os jovens como o grupo mais vulnerável ao HIV/AIDS pela facilidade de serem influenciados por amigos. Os idosos se excluem dos riscos de adquirir o vírus, Classe 4 – Melhoria da qualidade de vida do portador de HIV/AIDS – observa-se mudança na representação da AIDS que passa a ser vista como uma doença crônica por influência da terapia antirretroviral, Classe 5 – Vulnerabilidade ao HIV/AIDS de mulheres heterossexuais em união estável – os idosos atribuem o risco de contágio a mulheres em união estável e apontam os companheiros como responsáveis pela contaminação ancorando-se em elementos culturais brasileiros, como o patriarcalismo e a visão de que o homem é o único responsável pela prevenção do casal, vitimizando a figura feminina, Classe 2 – Rede de informações sobre HIV/AIDS: Processo de criação e transformação das Representações Sociais é possível observar a interação social entre idosos e como as informações sobre o HIV/AIDS são compartilhadas. É notória a influencia da mídia televisiva no processo de criação, evolução e transformação das Representações Sociais do HIV/AIDS, Classe 3 – Aspectos da prevenção e Estigma social – Nesta classe observa-se a citação da camisinha como principal método preventivo associado a informações sobre as formas de transmissão do vírus.

Interno - 2792239 - ANDREIA RODRIGUES MOURA DA COSTA VALLE
Externo à Instituição - LUANA KELLE BATISTA MOURA - URP
Presidente - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Interno - 2364966 - ROSILANE DE LIMA BRITO MAGALHAES