Banca de QUALIFICAÇÃO: VANESSA CAMINHA AGUIAR LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VANESSA CAMINHA AGUIAR LOPES
DATA: 10/11/2016
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: MEDIDA DO COMPONENTE CONHECIMENTO DA COMPETÊNCIA AVALIAÇÃO DE RISCO PARA LESÃO POR PRESSÃO DE MOURA: qualidade psicométrica e simulação avançada
PALAVRAS-CHAVES: Enfermagem. Lesão por pressão. Instrumento de Medida. Psicometria. Simulação.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: As lesões por pressão (LP) representam importante problema de saúde. A tomada de decisões mais complexas que as envolvem exige conhecimentos de base científica e são de responsabilidade privativa do enfermeiro. São desenvolvidas ferramentas que necessitam de avaliação quanto às suas propriedades psicométricas para garantir qualidade e confiabilidade, como o componente conhecimento do instrumento de medida da competência “avaliação de risco para úlcera por pressão”, desenvolvido e validado de conteúdo por Moura (2013). Objetivos: Testar as propriedades psicométricas do componente conhecimento do instrumento de medida da competência avaliação de risco para lesão por pressão de mediante estratégia de simulação clínica avançada. Metodologia: Estudo metodológico, na perspectiva multicêntrica, desenvolvido em etapas: aula-padrão, após o cenário e após o debriefing, em contextos de simulação clínica avançada, o qual gerou um estudo quase experimental com grupo único. A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Simulação de Práticas Clínicas em Enfermagem e Saúde (SIMENF-Saúde) da Universidade Federal do Piauí e no Laboratório de Simulação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, bem como nas dependências da sala de videoconferências. A população do estudo compreendeu estudantes de enfermagem cursando a partir do sétimo período do curso de graduação. A amostragem foi não probabilística, do tipo por conveniência, e foi composta por 155 participantes. O estudo foi desenvolvido nos meses de agosto e setembro de 2016. Para a coleta de dados, foram utilizados três instrumentos: formulário de caracterização sociodemográfica e educacional, instrumento de medida da competência e a Escala do Design da Simulação. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob parecer n.º 1.777.948. Foram aplicadas estatísticas uni, bi e multivariadas, utilizando-se os softwares SPSS e R, por meio do pacote Mirt. Resultados: A média de idade dos estudantes de enfermagem foi de 26,2 (±6,6) anos. Após o cenário de simulação clínica, o autovalor do componente conhecimento foi 1,41 unidades maior em relação a após o debriefing, com maior fidedignidade (0,94 vs. 0,92). Dessa forma, foram consideradas as medições do segundo momento da estratégia (após o cenário) e foram mantidos os 14 itens referentes ao construto teórico do instrumento. Verificou-se redução de 2% no nível de eficácia entre antes da aula e depois do cenário de simulação e o aumento de 8% nos escores entre depois do cenário e após o debriefing. Para as categorias pouco eficaz e moderadamente eficaz, observou-se o aumento de 2 (1,3%) e 6 (3,9%) estudantes após o cenário; e a redução de 6 (3,9%) e 36 (23,2%) após o debriefing. O elemento do cenário de simulação melhor avaliado pelos estudantes de enfermagem foi o realismo 17,9 (±3,4), seguido do feedback/reflexão oferecidos durante a estratégia completa 17,6 (±2,6).

Presidente - 1569033 - ELAINE CRISTINA CARVALHO MOURA
Interno - 1792859 - ELAINE MARIA LEITE RANGEL ANDRADE
Externo ao Programa - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - MARIA HELENA LARCHER CALIRI - USP