Estudantes e professores da UFPI poderão participar de intercâmbio entre Brasil e Peru a partir de 2020

As Instituições de Ensino Superior (IES) têm grande papel no desenvolvimento da sociedade como um todo, mas isso pode atingir níveis internacionais também. Pensando nisso, foi realizada na tarde dessa quarta-feira (02), uma solenidade entre o Reitor, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; e representantes dos Programas de Pós-Graduação da UFPI para a apresentação do novo convênio e discussão acerca desse tipo de atividade de internacionalização da Instituição.

A proposta visa à oferta de vagas para intercâmbios tanto para professores quanto para estudantes entre a UFPI e universidades do Peru, com o lançamento do primeiro edital previsto para 2020. O Programa de Pós-Graduação em Enfermagem será o primeiro a participar da nova oferta de intercâmbio.

Atualmente, dentre os países latino-americanos, apenas o México e a Colômbia possuem convênios com a Universidade.

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.05.36.jpeg

Reitor José Arimatéia Dantas Lopes e Vice-Reitora Nadir Nogueira

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.05.36 (1).jpeg

Maria Antonieta Tyrell

Na ocasião, a Profa. Visitante do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Maria Antonieta Tyrell; e a Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Beatriz Gama Rodrigues, umas das responsáveis pelo novo projeto de intercâmbio internacional, apresentaram a proposta e esclareceram a importância desse serviço como meio para o chamamento dos Programas de Pós-Graduação ao aproveitamento dessas oportunidades.

Estiveram presentes na solenidade os representantes dos Programas Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente; em Computação; em Odontologia; em Saúde da Família; em Ciências Farmacêuticas; em Comunicação; em Medicina Veterinária; em Ciência e Saúde; em Saúde e Comunidade e em Enfermagem; Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e Superintendência de Comunicação Social (SCS).

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.05.38 (1).jpeg

Reitor José Arimatéia Dantas Lopes

O Reitor da Universidade, Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, comenta a importância da participação de professores visitantes no processo de internacionalização da UFPI, especialmente, no que diz respeito a ofertas de vagas para intercâmbio. “Os professores visitantes são importantíssimos para o crescimento da Pós-Graduação, por isso nós já disponibilizamos editais para que os nossos professores tenham a oportunidade de passar alguns dias em universidades estrangeiras ou trazerem alguns professores de outros países para a nossa Universidade. Isso tem efeitos muito significativos, pois esses editais promovem grandemente a internacionalização dos nossos Programas”, esclarece.

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.05.34.jpeg

Profa. Dra. Beatriz Gama

Para a Profa. Dra. Beatriz Gama da Assessoria Internacional da Universidade, a participação dos Programas de Pós-Graduação, por meio de seus coordenadores e representantes, é fundamental. Ela explica que não basta apenas a oferta de oportunidades de intercâmbio, mas o conhecimento disso por parte dos docentes e discentes e sua disposição em aproveitar essas oportunidades. “Essa reunião, assim como outras que já realizamos e iremos realizar, serve para informar os Programas de Pós-Graduação, por meio de seus coordenadores, quais são os convênios e oportunidades que existem para que eles sejam aproveitados. E que, ao tomarem conhecimento das oportunidades para cada um dos cursos e programas, haja maior envolvimento dos professores e estudantes da Universidade nas ações de internacionalização. Esse é o objetivo”, explica.

O papel Assessoria Internacional da UFPI no processo de internacionalização, por meio de convênios, está em ajudar os programas, professores e estudantes a perceberem as oportunidades que são possíveis de serem realizadas, seja em casa, isto é, recebendo professores visitantes, estudantes estrangeiros e realizando webconferências, ou saindo para eventos internacionais ou períodos de intercâmbio.

WhatsApp Image 2019-10-03 at 10.05.33.jpeg

Maria Antonieta Tyrrell, Professora Visitante na UFPI

Maria Antonieta Tyrrell, Professora Visitante na UFPI, ressalta os benefícios que a comunidade acadêmica da UFPI irá aproveitar com mais um convênio. Segundo ela, as vantagens são mútuas entre Brasil, por meio da UFPI e Peru. “A UFPI, através da internacionalização, pode pôr em prática a solidariedade com países da América Latina, mas com interesses para ambos os países. Porém, vejo que os benefícios não são apenas pedagógicos, mas também interculturais, de intercâmbio de conhecimento próprios das áreas, para regiões da América do Sul, Central, dos países andinos, do Caribe, entre outras. Isso é importante não só para a Universidade, mas para seus docentes e seus alunos, tanto de graduação quanto de especialização, mestrado, doutorado”, comenta.

A professora ainda destaca uma dificuldade em ações como essa. “A burocracia existente em nosso país na celeridade dos planos de trabalhos de convênio. Os convênios existentes entre a UFPI e outros países são essenciais, também, pelo aspecto econômico, uma vez que muitos estudantes ainda enfrentam dificuldades em custear as despesas de viagens internacionais, especialmente, aquelas com duração mais longa. Pensando nisso, a UFPI cada vez mais tem buscado possibilitar a toda a comunidade universitária, como forma de incentivo à vivência de experiências desse tipo”, explica.

Notícia cadastrada em: 03/10/2019 14:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 17:07