Banca de DEFESA: BRUNA SABRINA DE ALMEIDA SOUSA

DATA: 06/05/2020
LOCAL: Auditório PPGEnf
TÍTULO: HISTÓRIA DE VIDA DE DOCENTES DO CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM
PALAVRAS-CHAVES: Educação em Enfermagem. Técnicos de Enfermagem. Escolas de Enfermagem. Docentes de Enfermagem. História da Enfermagem
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem

Introdução: O docente de curso técnico de enfermagem, como mediador do processo de construção do aprendizado, tem o compromisso para com os discentes de fomentar conhecimentos teóricos, habilidades técnicas. Sabe-se que que a trajetória de cada indivíduo como sujeito social é construída a partir de vivências, fases, sentimentos distintos, crenças e valores. À vista disso, é importante refletir sobre a história de vida desses docentes do curso técnico de enfermagem, para compreender a complexidade do seu papel de educador, os obstáculos rotineiros e a trajetória profissional. Objetivos: Descrever, analisar e discutir a história de vida de docentes do curso técnico de enfermagem. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico, utilizando-se da História Oral de Vida como referencial teórico. Realizou-se entrevistas com nove enfermeiros docentes do curso técnico em enfermagem de um de um colégio técnico vinculado a uma universidade federal que se localiza na capital de um estado da região nordeste do Brasil. Para a produção dos dados procedeu-se com as fases de transcrição, textualização e transcriação; em seguida, os dados foram analisados à luz da “Coletânea de Narrativas” proposta por Paul Thompson. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí, sob Parecer nº 2.927.504. Resultados: A memória está associada a momentos e impressões pessoais, então se acredita que cada história relatada possui lembranças, concepções e sentimentos distintos. Emergiram quatro categorias temáticas a partir dos relatos dos participantes: A formação do enfermeiro professor, Atuação profissional, Docência: a aptidão do enfermeiro para educar, e Relação entre professor, aluno e ensino em um contexto social. Ao relembrar e relatar suas histórias de vida, os docentes tiveram a oportunidade de repensar sobre suas experiências, opiniões, formação e sua prática pedagógica, pois suas vivências pessoais e profissionais desencadearam uma reflexão perante o campo de atuação no qual estão inseridos. Considerações finais: Os docentes são preparados, possuem pós-graduações, experiência na área do ensino e alguns deles começaram a lecionar no ensino técnico ainda durante a graduação. A escolha pela docência surgiu por vocação e por inspiração em outros professores. No entanto, a falta de reconhecimento, de valorização e a sobrecarga de trabalho do setor assistencial também estimularam a busca pelo magistério. os docentes se deparam com o desinteresse e resistência dos alunos, situação que lhes causa desânimo e dificulta o processo de ensino-aprendizagem. O maior obstáculo encontrado se refere às dificuldades sociais dos alunos, porém os professores tem um olhar holístico e buscam compreendê-los e apoiá-los tanto com recursos físicos disponíveis na escola, quanto com apoio emocional e dedicação.

Presidente - 6422772 - BENEVINA MARIA VILAR TEIXEIRA NUNES
Interno - 6422171 - INEZ SAMPAIO NERY
Interno - 1167658 - MARIA ELIETE BATISTA MOURA
Externo à Instituição - FERNANDO ROCHA PORTO - UNIRIO