Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GERARLENE PONTE GUIMARÃES SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GERARLENE PONTE GUIMARÃES SANTOS
DATA: 02/02/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Remotamente
TÍTULO: CUIDADO NEONATAL E O ESTRESSE PARENTAL PERCEBIDO EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: ESTUDO QUASE EXPERIMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Poder familiar. Unidades de Terapia Intensiva Neonatal. Recém-nascido. Transtornos de Estresse Pós-Traumáticos. Enfermagem Neonatal.
PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
RESUMO:

Introdução: A parentalidade possibilita ao adulto assumir o papel paterno ou materno, diante do nascimento do filho. A experiência de ter um filho prematuro ou doente internado em uma Unidade de Terapia Intensiva é vivenciado pelos pais sob fortes emoções, gerando traumas e prejudicando o vínculo parental, assim diversos fatores estressores são desencadeados durante a internação, que resultam em dificuldades de se manter conectado ao filho. Hipóteses: O ambiente de Terapia Intensiva Neonatal causa estresse em mães e pais de neonatos internados e desencoraja-os a assumirem seus papeis materno e paterno, distanciando-os da prática do cuidado básico de vida do neonato. Uma intervenção educativa voltada para a redução do estresse parental melhora os níveis de estresse em pais durante a internação do filho na UTIN. Objetivo: Avaliar os níveis de estresse entre os pais de recém-nascidos internados em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, utilizando a escala PSS: NICU, antes e após o uso de uma intervenção educativa, pautada na Teoria da Consecução do papel materno. Método: Estudo quase experimental, a ser realizado em uma UTIN de um hospital público no Estado no Piauí. Os participantes serão mães e pais de recém-nascidos internados na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. A amostra será alocada em dois grupos: controle e intervenção. Primeiramente, serão coletadas as informações do grupo controle, estes participantes receberão os cuidados habituais oferecidos pelo serviço. No segundo momento, os participantes integrados ao Grupo Intervenção, além dos cuidados habituais recebidos pelo serviço, receberão uma intervenção educativa voltada para a redução do estresse parental na UTIN. A intervenção tem como proposta a utilização de cartilha educativa, comunicação efetiva e roda de conversa. Para análise dos dados, as variáveis categóricas serão analisadas por meio da frequência absoluta (n) e relativa (%), e as variáveis numéricas serão analisadas por meio de médias, medianas, quartis e desvio padrão. Para a análise do nível de estresse parental no período pré e pós-intervenção, será utilizado o teste de Mann-whitney, caso os dois grupos de comparação não sejam equivalentes; caso os dois grupos de comparação sejam equivalentes, será utilizado o teste de Wilcoxon. Para efeito de significância estatística, será considerado α = 5%, quando p < 0,05 e nível de confiança igual a 95%. O projeto de pesquisa será submetido à apreciação da Plataforma Brasil e encaminhado ao Comitê de Ética em Pesquisa Humana da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Universitário Ministro Petrônio Portella - Teresina – PI. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2334938 - ANA MARIA RIBEIRO DOS SANTOS
Interno - 3017215 - HERLA MARIA FURTADO JORGE
Interno - 1888794 - JOSE WICTO PEREIRA BORGES
Presidente - 2335983 - MARCIA TELES DE OLIVEIRA GOUVEIA
Externo à Instituição - MARIA VERA LÚCIA MOREIRA LEITÃO CARDOSO - UFC
Externo à Instituição - MARIALDA MOREIRA CHRISTOFFEL - UFRJ
Interno - 1167659 - SILVANA SANTIAGO DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 22/01/2021 10:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 16/04/2024 15:44