Notícias

Banca de DEFESA: ELISANGELA AMARAL SOARES OSORIO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELISANGELA AMARAL SOARES OSORIO
DATA: 24/10/2015
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DA FÍSICA - SG3
TÍTULO:

História e Filosofia Moral em Alasdair MacIntyre


PALAVRAS-CHAVES:

Moralidade, História, Racionalidade.


PÁGINAS: 112
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO:

A temática da História é um tema central na filosofia de Alasdair MacIntyre, no entanto, esta questão tem sido deixada em segundo plano pelos interpretes desse filósofo. Isso se justifica por MacIntyre ter ganhado visibilidade no cenário da filosofia mundial como critico da situação de relativismo moral da atualidade, assim, After Virtue foi visto por muitos como uma alternativa que possibilitaria restabelecer a racionalidade no debate moral e essa questão se tornou determinante na discussão sobre o trabalho de MacIntyre. Mas, neste trabalho temos como objetivo mostrar como a História participa da construção dessa alternativa construída por MacIntyre, ou melhor, como ela, é fundamental para o seu entendimento. Adotamos como método a construção de uma narrativa do pensamento de MacIntyre, apresentando as questões como elas aparecem em cada fase de sua obra e ao mesmo tempo visando reconstruir a racionalidade presente nelas. Em A Short History of Ethics (1966) e After Virtue (1981) MacIntyre evidencia a necessidade de considerar a historicidade dos conceitos morais, pois eles só se tornam inteligíveis quando consideramos o momento histórico e a comunidade na qual surgiu. MacIntyre conclui em After Virtue que existem diferentes tradições morais e cada uma delas possui uma racionalidade interna. Essa ideia foi melhor desenvolvida em Whose Justice? Which rationality? Nesta obra MacIntyre desenvolve sua concepção de racionalidade constitutiva de uma tradição e dela constituída. Mostrando que eles mudam de acordo com a tradição na qual foram constituídos e são constitutivos. Por esta razão, o julgamento moral só pode ser justo se feito internamente a cada tradição. A ideia da incomensurabilidade das tradições é talvez a ideia mais controversa e questionada de MacIntyre. Sendo incomensuráveis as tradições possuem telos diferentes e não existiria um padrão de julgamento fora de cada tradição especificamente. MacIntyre procura exemplificar que é possível o debate racional entre as diferentes tradições em Three rival versions of moral enquiry (1990).

A pesquisa desenvolvida em torno do percurso intelectual de MacItnyre tem a intenção mostra a relação entre o reconhecimento de MacIntyre da historicidade e a sua concepção de filosofia moral. Mostrando que para ele o exercício da pesquisa moral deve ser feito historicamente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423660 - HELDER BUENOS AIRES DE CARVALHO
Interno - 216.141.643-04 - ALDIR ARAUJO CARVALHO FILHO - UFMA
Externo à Instituição - ROGERIO ANTONIO LOPES - UFMG
Notícia cadastrada em: 22/10/2015 09:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 06:57