Notícias

Defesa de Dissertação de Mestrado no PPGHB/UFPI

O PPGHB tem a honra de convidar a todos, especialmente à comunidade acadêmica, para a defesa da Dissertação de Mestrado intitulada Escravizados do carvão: historiando identidades e memórias em Açailândia - MA no tempo presente, de autoria de Fagno da Silva Soares. A banca será composta pelo Prof. Dr. Johny Santana de Araújo (Orientador), Prof. Dr. José Carlos Aragão Silva (UFMA) e Prof. Dr. Francisco de Assis Sousa Nascimento (UFPI). A defesa será realizada na Sala de Aula do PPGHB, no CCHL/UFPI, às 9 horas do dia 21 de dezembro de 2012. Segue abaixo o resumo da dissertação:

 

"Esta pesquisa pretende contribuir para o alargamento dos estudos e reflexões, acerca da escravização contemporânea no Maranhão, através da metodologia da história oral, no sentido de perscrutar a partir das entrevistas do tipo trajetória de vida, amealhadas a outros documentos como relatórios, atas, peças jurídicas e caderno de campo, com o objetivo de historicizar as identidades e memórias dos trabalhadores do carvoejamento submetidos à escravização por dívida em Açailândia-MA, região fronteiriça da Pré-Amazônia Maranhense no tempo presente. Neste contexto, realizamos um debate historiográfico, de modo a cotejar os conceitos de trabalho, trabalho escravo e escravização contemporânea em diferentes contextos, esquadrinhando-os a partir das dimensões identitárias por eles forjadas, enquanto legítimos protagonistas da história, quanto ao ser ou não ser escravo. Contudo, tomamos para pensar a escravização contemporânea, interseccionada por uma quadrúplice articulação dos conceitos filigranados entre história, trabalho, identidade e memória. Propondo assim, forjar um instrumental teórico de reflexão e aprofundamento a estudos futuros".

Notícia cadastrada em: 11/12/2012 11:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 06:01