Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISCA DAS CHAGAS MELO LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCA DAS CHAGAS MELO LIMA
DATA: 25/08/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de aula do PPGHB
TÍTULO: NO TEMPO DAS “SABICHONAS DE SAIA”: AMÉLIA CAROLINA DE FREITAS BEVILÁQUA E AS TENSÕES EM TORNO DA ESCRITA FEMININA NO BRASIL(1902-1940)
PALAVRAS-CHAVES: Amélia Beviláqua. Escrita feminina. Academia Brasileira de Letras.
PÁGINAS: 161
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A escrita, lugar de poder, por séculos se constituiu como apanágio dos homens. Entretanto, a partir do século XIX, mulheres e escrita começam a se aproximar. É o momento em que emerge por todo o mundo um grupo de mulheres que ousavam ultrapassar os limites das rígidas barreiras sociais e que passaram a utilizar a palavra escrita para dar vazão a reflexões relacionadas às mais diversas temáticas Em meio a esse processo destacou-se a figura de Amélia Carolina de Freitas Beviláqua, cuja trajetória permite observar múltiplas possibilidades de vivências femininas no Brasil, sobretudo no século XX, quando ela consolida seu nome em meio ao universo letrado (1902-1940). Dessa forma este trabalho apresenta as vivências de Amélia Carolina de Freitas Beviláqua, observando os elementos que propiciaram a chegada da mulher a espaços antes tidos como masculinos. Apresenta-se de que forma as tensões de gênero se fazem perceber na produção intelectual de Amélia e elucida-se como a relação entre o velho e o novo, tão cara aquele contexto, marcou sua trajetória. Além disso, disserta-se sobre os deslocamentos e os elementos propiciadores da chegada de Amélia a espaços de poder, bem como a compreende-se o processo de recusa vivenciada pela  escritora em 1930, quando ela apresenta sua candidatura a Academia Brasileira de Letras e por motivos misóginos é recusada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELIZABETH SOUSA ABRANTES - UFMA
Interno - 1446998 - ELIZANGELA BARBOSA CARDOSO
Presidente - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Notícia cadastrada em: 14/08/2017 14:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 23:01