Nota de pesar

É com grande pesar que o Programa de Pós-Graduação em História do Brasil da UFPI lamenta o falecimento de John Manuel Monteiro (1956-2013), Professor da Unicamp. Como toda a comunidade acadêmica, consternados, solidarizamo-nos com amigos e familiares diante do acidente de carro que vitimou o renomado historiador e antropólogo. Nascido em St. Paul, nos EUA, e Doutor em história da América Latina pela Universidade de Chicago, lecionou na Universidade da Carolina do Norte (EUA) e na Unesp. Foi pesquisador do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e, há vários anos, era Professor de Antropologia na Unicamp. Foi um pioneiro e grande incentivador da história indígena no Brasil, especialmente pelo seu clássico de 1994, Negros da Terra. Dezenas de pesquisadores passaram por sua orientação e tiveram a honra de contar com sua presença em bancas de mestrado e doutorado. Em 2012, há um ano, esteve na Universidade Federal do Piauí, desenvolvendo atividades no nosso Programa.

Notícia cadastrada em: 27/03/2013 10:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 10:45