Banca de DEFESA: ANDRESSA MARIA ABREU PEREIRA

DISCENTE: ANDRESSA MARIA ABREU PEREIRA
DATA: 09/03/2017
LOCAL: Sala de Video II
TÍTULO: LETRAMENTO E COMPETÊNCIA COMUNICATIVA NO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Competência comunicativa. Etnografia. Escola. Comunidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Este estudo tem como objetivo verificar a competência comunicativa de alunos de Ensino Médio de uma escola da rede pública de Teresina-PI em atividades de leitura e de escrita nos eventos de letramento de que participam no contexto sociocultural em que estão inseridos. A investigação desenvolveu-se por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, conduzida com base nos procedimentos de caráter descritivo e interpretativo da Etnografia, conforme abordagem sociolinguística da Etnografia da Comunicação (Gumperz e Hymes, 1972; Saville- Troike, 1982). Os dados que constituíram o corpus analisado foram obtidos através dos métodos e técnicas de observação participante, de entrevistas semiestruturadas, de notas de campo, de gravações em áudio, de fotografias e de material escrito colhido no cenário de pesquisa. Para a fundamentação deste trabalho buscou-se apoio teórico em pesquisadores como Bortoni-Ricardo (2004, 2005, 2014), Barton e Hamilton (1998, 2000), Heath (1982), Hymes (1972), Kleiman (1995, 2002, 2005), Street (2003, 2014), Soares (2003, 2012), dentre outros. Os resultados do estudo evidenciaram que, mediante a realização de atividades de leitura e de escrita, os alunos buscam corresponder às normas e aos parâmetros do evento de letramento de que participam. Por outro lado, na escola, as práticas escolares de ensino de língua materna não são desenvolvidas com a finalidade de ampliar a competência comunicativa dos alunos, no que diz respeito à atuação destes em eventos de letramento ocorridos fora desse contexto social.  Este estudo, portanto, espera contribuir para as áreas dos Estudos da Linguagem e da Educação, na medida em que propõe reflexões acerca do papel da instituição escolar e, mais especificamente, do ensino de língua portuguesa, no sentido da ampliação da competência comunicativa dos alunos para interagir em eventos de letramento de diferentes domínios.

Presidente - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Interno - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 15/02/2017 16:18