Banca de DEFESA: JULIA MARIA MUNIZ ANDRADE

DATA: 28/08/2018
LOCAL: Sala de Video II
TÍTULO: LETRAMENTO MATEMÁTICO: A LEITURA EM QUESTÃO
PALAVRAS-CHAVES: Letramento. Língua Materna. Leitura. Matemática. Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

O presente estudo tem por objetivo investigar os cenários de leitura e o desempenho dos alunos de 3º ano do Ensino Médio mediante as atividades propostas no contexto de ensino de matemática. Compreendendo que este ensino é responsável por ampliar a competência dos estudantes, observamos nas avaliações de larga escala como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dentre outros, as dificuldades reveladas em relação às habilidades de leitura e interpretação exigidas na disciplina de matemática. Tais dificuldades são claramente traduzidas em números através dos resultados sobre o desempenho das competências matemáticas apresentados pelos sistemas nacionais de avaliação. Neste estudo, temos um recorte e nos concentramos na dimensão da leitura, tendo em vista que, tradicionalmente, a escola utiliza a leitura como principal meio de aquisição de conhecimentos. No entanto, para o leitor adquirir conhecimento através da leitura é necessário que interprete o texto verbal ou não-verbal. A pesquisa, que terá inspiração etnográfica, será desenvolvida na escola Prefeito Freitas Neto no período de Agosto a Outubro de 2017, com alunos do 3º ano do Ensino Médio. O método de caráter instrumental para coleta de dados será através de observação das aulas, entrevistas, gravações e consulta a materiais como atividades realizadas em sala de aula. O aporte teórico contempla teorias do letramento seguindo a tradição de autores como Street (1984) Lopes (1989, 2006) Kleiman (1995, 2002) dentre outros. O que motiva a realização deste estudo é percebermos a necessidade de ações urgentes no sentido de reparar a lacuna existente no que se refere ao domínio de leitura e desenvolvimento de competências que os jovens apresentam ao concluírem o ensino médio. Fazer com que os alunos sejam competentes usuários da língua nos diversos contextos das demandas sociais e munir estes alunos de habilidades que os permitam refletir sobre a língua da qual são falantes competentes, é o nosso maior desafio enquanto educadores e formadores de cidadãos.

Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 097.385.093-00 - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Externo à Instituição - PEDRO RODRIGUES MAGALHÃES NETO - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/07/2018 15:41