Banca de QUALIFICAÇÃO: CÉLIA DE FREITAS ARAÚJO NETA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CÉLIA DE FREITAS ARAÚJO NETA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: O USO DO WHATSAPP COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE FALA, ESCUTA, ESCRITA E LEITURA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA NO ENSINO MÉDIO
PALAVRAS-CHAVES: Tecnologias; Whatsapp; Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A pesquisa aqui apresentada surgiu a partir de leituras e observações acerca da necessidade que professores e alunos de Língua Inglesa de turmas de Ensino Médio têm por mais momentos de interação real na língua estudada para que as habilidades linguísticas de fala, escuta, leitura e escrita sejam trabalhadas de forma integrada tanto dentro quanto fora de sala de aula. Por acreditar que o uso das novas tecnologias pode contribuir para uma aprendizagem mais significativa, como afirmam estudiosos da área de ensino e aprendizagem de línguas, como Paiva (2006), Leffa (2005; 2012), Gomes (2015), Costa (2013) e por buscar em uma nova tecnologia a possibilidade de realização de tarefas que viabilizem o desenvolvimento das habilidades linguísticas citadas, esse estudo tem como principal objetivo investigar, por meio de uma pesquisa-ação, as potencialidades do uso do aplicativo whatsapp como ferramenta pedagógica no desenvolvimento das habilidades de fala, escuta, escrita e leitura no ensino-aprendizagem de Língua Inglesa em uma turma de Ensino Médio do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI). A pesquisa, então, tem como cenário o IFPI – campus Teresina Central e como sujeitos participantes os vinte alunos de uma turma de terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico de eletrônica, juntamente com a professora de Língua Inglesa da turma, que é também quem se propõe a realizar este estudo. Utilizamos, como instrumentos de coleta de dados questionários e entrevistas, além de observações e análise documental dos planejamentos de aula e do desenrolar das tarefas propostas. Para fundamentar nosso estudo, utilizamos os princípios da Teoria Sociointeracionista (VYGOTSKY, 1978, 1998; LANTOLF, 2000; LANTOLF E THORNE, 2007, DONATO, 1994), os fundamentos da Abordagem Comunicativa do ensino de línguas (LITTLEWOOD, 1981; WIDDOWSON, 1991; RICHARDS AND RODGERS, 1986; LARSEN-FREEMAN, 2000; ALMEIDA FILHO, 2005), bem como trabalhos recentemente desenvolvidos na área da Linguística Aplicada (SEVERO, 2016; JONUSAN, 2017; LEMOS, 2017; COELHO E PINHEIRO, 2017; COSTA E LOPES, 2015) que confirmam que as aulas de inglês podem ser beneficiadas pelo uso do aplicativo whatsapp.

Externo ao Programa - 1323576 - ANA CLAUDIA OLIVEIRA SILVA
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Externo à Instituição - GISELDA DOS SANTOS COSTA - IFPI
Notícia cadastrada em: 21/08/2018 11:08