Banca de QUALIFICAÇÃO: LARISSA BIANCA NEVES DA CONCEIÇÃO SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LARISSA BIANCA NEVES DA CONCEIÇÃO SILVA
DATA: 26/08/2019
LOCAL: Sala 323-L
TÍTULO: Leitura de textos audiovisuais: Um estudo acerca da relevância do letramento escolar e da familiaridade com vídeos legendados
PALAVRAS-CHAVES: Letramento, vídeos legendados, tecnologias, leitura multimodal
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Desde os primórdios, os modos semióticos se fazem importante na leitura de um texto. Como exemplo dos tempos antigos as imagens em paredes de caverna e atualmente na TV, computadores e outros. O texto multimodal está presente em diversos espaços, desde outdoors a materiais didáticos. Com a globalização e o surgimento de tecnologias digitais, a utilização de diferentes modos como a imagem, sons e cores se tornaram ainda mais constante e hoje o vídeo legendado é uma ferramenta que pode englobar esses modos. A popularidade dessa ferramenta vem crescendo a maneira em que eles são utilizados desde o lazer até o ensino (GOMES, 2017; LERTOLA, 2017; SILVA E GOMES 2017). As modificações no texto também acarretam em mudanças na leitura que está diretamente ligada ao letramento, que agora se tornaram multiletramentos para abarcar tais mudanças. Com isso, em uma pesquisa recente de minha autoria acerca das percepções de alunos sobre vídeos legendados no ensino de Língua Inglesa, a maioria apontou essa ferramenta como benéfica, entretanto, uma parcela dos pesquisados tinham percepções negativas, pois não conseguiam ler legendas e acompanhar as imagens ao mesmo tempo. Essa questão me motivou a realizar uma nova pesquisa com o objetivo de investigar de que modo aspectos como a falta de familiaridade com vídeos legendados e o nível de letramento influenciam na realização da leitura de textos audiovisuais (imagens e legendas).

Externo ao Programa - 1323576 - ANA CLAUDIA OLIVEIRA SILVA
Interno - 1631589 - BEATRIZ GAMA RODRIGUES
Presidente - 2521935 - FRANCISCO WELLINGTON BORGES GOMES
Notícia cadastrada em: 15/08/2019 17:00