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Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA BARBOSA DE MOURA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA BARBOSA DE MOURA
DATA: 30/09/2021
HORA: 09:45
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: ATIVAÇÃO DE INFERÊNCIAS E SUA IMPORTÂNCIA NA HABILIDADE DE COMPREENSÃO LEITORA POR ALUNOS NA EJA
PALAVRAS-CHAVES: Leitura. Inferências. Compreensão. Educação de Jovens e Adultos
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

A presente pesquisa trata da temática: inferências na compreensão textual. Possui como objetivo geral, analisar as estratégias inferenciais empregadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos-EJA na leitura de textos, a partir de atividades de leitura, observando estratégias metacognitivas empregadas pelos alunos para estabelecer a compreensão leitora. Optou-se pela metodologia: Pesquisa qualitativa e Netnografia (2005). Pesquisas realizadas pelo Instituto Pro-livro sobre leitura e compreensão leitora revelam a dificuldade na realização desse processo, Retratos da Leitura (2019), por essa razão a importância de estudos que promovam reflexão sobre o tema, proposta de estudo que objetiva observar a situação de alunos da EJA eapresentar contribuições para a prática de leitura escolar no desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora. A condução teórica teve por base: Linguística Cognitiva e a Pragmática, no intuito de entender questões informativas no processo de comunicação com o texto, por meio das pistas e dicas linguísticas que instigam os leitores a impulsionar a produção de inferências. Nesse estudo, a linguagem é caracterizada pelas interações sociais; portanto, além dos aspectos cognitivos e linguísticos, o aspecto social e cultural deve ser levado em consideração no ato da leitura. Sendo assim, a abordagem sobre leitura partiu de uma visão multidisciplinar do processo, com a associação de pressupostos da Linguística Cognitiva, Pragmática e da Linguística textual (LT), o que é proposto, por exemplo, nos estudos de Van Dijk (2012) que promove uma interseção da LT e da Psicolinguística. . Além dos autores citados, complementam a base teórica: os estudos de Marcondes (2005), Dascal (2005), Koch (2003), Grice (1975), Ducrot (1977), Searle (1996), e outros que possibilitaram ampliar as reflexões. Os resultados indicam que os alunos da EJA, observados neste estudo, conseguem realizar inferências, estratégia básica para o processamento da compreensão, a partir das pistas textuais disponíveis no texto, mas o grau de estabelecimento se relativiza considerando os níveis de conhecimento dos sujeitos leitores.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Presidente - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 17/09/2021 09:19
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