Notícias

Bate-papo Linguístico com Júlio César Araújo (UFC)

No dia 13 de setembro do corrente na sala de vídeo 02 do CCHL ocorrerá o bate-papo linguístico “A Construção do Objeto na Pesquisa Linguística” com o professor pós-doutor Júlio César Araújo (UFC). O evento é promovido pelo Mestrado em Letras e tem o apoio do núcleo Cataphora.
 
Resumo da palestra:
 
A CONSTRUÇÃO DO OBJETO NA PESQUISA LINGUÍSTICA (Júlio Araújo)
Uma análise que venho desenvolvendo de dissertações e teses já defendidas mostra que, nesses trabalhos, o processo de construção do objeto de estudo não tem sido satisfatoriamente detalhado pelos autores desses trabalhos, pois a tendência parece ser a de que o objeto é sempre algo dado e que, em função disso, não precisa ser construído textualmente pelo pesquisador. Devido a essas observações, pergunto: o que é um objeto de pesquisa? Não basta dizer, por exemplo, que a pesquisa é sobre gênero textual digital ou sobre blog, ou sobre chats para termos um objeto definido? Como então se constrói textualmente um objeto de pesquisa? Nesta palestra, portanto, não pretendo responder a essas questões, mas problematizá-las epistemologicamente. Por isso, além de discutir sobre a noção do que é um objeto de pesquisa, proponho como metodologia de construção textual do objeto uma técnica simples, mas vigorosa, que eu chamo de quadro norteador de pesquisa (QNP).
 
Informações sobre o palestrante:
Júlio Araújo é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Pesquisador, coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. Atualmente, é coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL e membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.
Notícia cadastrada em: 26/08/2013 17:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 12:45