Banca de DEFESA: MARIA CÂNDIDA DE LIMA BENTO

DISCENTE: MARIA CÂNDIDA DE LIMA BENTO
DATA: 03/11/2021
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: Eventos de Letramento em Contexto Escolar de Aulas Remotas na Educação de Jovens e Adultos com o uso da ferramenta whatsapp
PALAVRAS-CHAVES: Letramento escolar. Eventos. EJA. Aulas remotas.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

Esta pesquisa senhoreia como objeto de estudo os eventos de letramento em aulas de língua Portuguesa no modo remoto com o uso da ferramenta whatsapp. Apresenta como objetivo geral investigar os eventos de letramento em aulas de língua portuguesa desenvolvidas no modo remoto em salas de Educação de Jovens e Adultos por meio da plataforma whatsapp. Os objetivos específicos são: I- Descrever os eventos de letramento em aulas remotas de língua portuguesa nas salas do 1º ano-III Ciclo da Educação de Jovens e Adultos; II- Verificar a interação entre a professora e os alunos no processo comunicativo de aulas remotas com o uso da ferramenta whatsapp; III- analisar os eventos de letramento que ocorrem nas aulas de Língua Portuguesa no ambiente remoto, a partir da correlação dos participantes, da forma, do conteúdo das mensagens, e das normas de interação, utilizando como recurso tecnológico o whatsapp. Pesquisas recentes acerca do tema, como as de Magalhães Neto (2017)
Brito (2016), Santos (2016), Araújo (2018), mostram que o ensino nesta modalidade é relevante quando o docente tem a concepção de língua, de linguagem, de gramática e de texto alinhados a uma metodologia de práticas sociais concretas de leitura e escrita que valorizam a realidade na qual esses sujeitos estão inseridos. Pela natureza deste trabalho, foi adotado uma metodologia de pesquisa exploratória, descritiva, qualitativa interpretativista. O registro, a descrição e as análises destes eventos foram realizados com base nas categorias definidas na pesquisa. Como aporte teórico utilizamos as contribuições de Street (1984, 2014); Barton & Lee (2015); Soares (2002, 2017); Bakhtin(1992); Rojo(2002); Kleiman(2005,2008); Magalhães Neto (2013, 2015, 2017); Lopes (2006, 2012); Hymes (1973), dentre outros. As análises mostraram que os eventos de letramento realizados nas salas de aulas remotas de Língua Portuguesa na modalidade EJA com o uso do Whats App não foram satisfatoriamente apreendidos pelos sujeitos colaboradores. Através da rotina escolar assíncrona deles verificamos que estão imersos na cultura letrada, porém ainda à margem de uma participação efetiva neste contexto de aulas de Língua Portuguesa no modo remoto de ensino, haja vista que a interação dos eventos no ambiente online entre eles e a professora não foi realizada de forma didática, devido à plataforma disponível. Comprovamos, portanto, que o ensino da língua materna na escola pesquisada, devido às peculiaridades dos sujeitos colaboradores, precisa de um projeto de língua específico, a fim de desenvolver eventos e práticas de letramento em situações reais de uso com mais recursos tecnológicos que venham a suprir as necessidades da nova realidade em que estes sujeitos colaboradores estão inseridos: aulas remotas pelo aplicativo whatsapp.

Interno - 7422420 - CATARINA DE SENA SIRQUEIRA MENDES DA COSTA
Presidente - 3108138 - IVEUTA DE ABREU LOPES
Externo à Instituição - JUSCELINO FRANCISCO DO NASCIMENTO - UFPI
Notícia cadastrada em: 18/10/2021 17:49