Banca de DEFESA: DARLICE DA SILVA MONTE

DISCENTE: DARLICE DA SILVA MONTE
DATA: 14/03/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: A construção da identidade discente no ensino médio técnico: uma análise de discurso crítica.
PALAVRAS-CHAVES: Escola Família. Análise de Discurso Crítica. Pedagogia da Alternância. Identidade.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

A questão identitária e a percepção acerca do futuro profissional dos alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico de Escola Família Agrícola (EFA), constituem temas instigantes quando se observa uma posição social, elemento presente na formação identitária, predeterminada assumida pelos discentes em seus discursos, o que nos leva à hipótese de existência de uma ideologia hegemônica, com estereótipos historicamente veiculados e legitimados. Analisar o discurso desses alunos sobre sua percepção profissional, e sua identidade são objetos desta pesquisa, e a partir dos dados analisados, podemos encontrar desequilíbrio social mantenedor de uma hegemonia educacional e consequentemente sócio-econômica, veiculada através de ideologias que provocam injustiças para as pessoas do campo. A ideologia, vista sob a perspectiva da Análise de Discurso Crítica, na vertente dialética-relacional fundada por Norman Fairclough (2016), é um meio de disseminar as desigualdades sociais em detrimento do favorecimento de um grupo específico, o qual exerce domínio sobre as outras classes sociais. Operacionalizando a ideologia, como produção simbólica - instrumento de favorecimento do interesse das classes dominantes - que tenta propagar determinados discursos como verdades universais, a ponto de influenciar na formação de atores sociais capazes de transformarem o meio cultural no qual vivem, deixando-os inócuos e passíveis à qualquer sorte, sem a devida auto reflexão e autocrítica para a autonomia defendida por Freire (1986). Embasada teoricamente na Análise de Discurso Crítica, a pesquisa qualitativa será fundamentada em dados coletados por meio da pesquisa de campo, com observações e entrevistas, realizadas de forma presencial. Com o objetivo deanalisar como o aluno constrói sua identidade e suas percepções futuras, este trabalho pode auxiliar em novas pesquisas no intuito de encontrar meios que auxiliem o processo de ensino - aprendizagem e fomentem a autonomia da pessoa do campo, juntamente com a Pedagogia da Alternância - proposta pedagógica predominante nas Escolas Famílias Agrícolas.

Presidente - 1731706 - JOSE RIBAMAR LOPES BATISTA JUNIOR
Interno - 1630360 - MARIA ANGELICA FREIRE DE CARVALHO
Externo à Instituição - LUCINEUDO MACHADO IRINEU - UECE
Notícia cadastrada em: 02/03/2022 09:40