Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDERICE DE CARVALHO RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WALDERICE DE CARVALHO RODRIGUES
DATA: 18/03/2014
HORA: 09:00
LOCAL: UFPI sala 302
TÍTULO:

DO ROMPIMENTO DE BARREIRAS (QUASE) INTRANSPONÍVEIS ÀDISPOSIÇÃO DE SE LANÇAR: ASSIS BRASIL NO MERCADO EDITORIAL BRASILEIRO DOS ANOS DE 1960 E 1970.


PALAVRAS-CHAVES:

Mercado editorial brasileiro, Cenário cultural brasileiro, Assis Brasil


PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Tendo em vista a análise da postura do escritor piauiense Assis Brasil ante o mercado editorial e suas complexidades durante o período da ditadura militar no Brasil, essa dissertação apresenta como base os impasses gerados a partir da busca desse escritor pela edição de suas obras em um meio permeado por leis específicas. A publicação da obra de Assis Brasil nos anos de 1960 a 1970 e o mercado editorial dessa mesma época, dentre outros aspectos, comungam dos mesmos entraves para a disseminação de uma produção cultural literária em consequência do período ditatorial em que se encontravam. Considerando tal questão, é de fundamental relevância para uma melhor compreensão dessa dissertação, os estudos de Roger Chartier sobre a história do livro, onde ele diz que antes e depois de Gutenberg, as estruturas fundamentais do livro eram as mesmas, porém sempre sujeitas às revoluções, incluindo aí as técnicas de impressão e publicação. Para tanto, vale ressaltar também a importância de se discutir, nesse trabalho, o cenário cultural brasileiro daquela época, bem como os agentes que nele atuavam, os escritores, os editores e os leitores numa abordagem defendida pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu ao apresentar sua concepção acerca do conceito de campo e as estratégias de entrada e permanência nesse campo. Por fim, foram abordadas, com mais detalhes, as estratégias de Assis Brasil e a luta pela inserção em um mercado e cenário cultural literário fortemente regidos por especificidades nem tão claras num período de fechamento político ferrenho.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1624524 - ERICA RODRIGUES FONTES
Externo ao Programa - 2167352 - TERESINHA DE JESUS MESQUITA QUEIROZ
Presidente - 1210460 - WANDER NUNES FROTA
Notícia cadastrada em: 20/02/2014 10:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 29/03/2024 11:50