Notícias

Palestra do doutorando Ailton Campos (IMPA)

O doutorando Ailton Campos (IMPA) irá proferir palestra, na sala 251 do Departamento de Matemática, intitulada "Zeros de funções inteiras representadas por transformadas de Fourier" no dia 11 de Dezembro às 10:00 horas.


Resumo: Como um problema analítico se relaciona com a teoria dos números? O que a hipótese de Riemann tem haver com o estudo de zeros da transformada de Fourier de certos núcleos? Com o intuito de responder tais questões, faremos um passeio nos resultados sobre a distribuição de zeros de classes de funções inteiras definidas como transformadas de Fourier de certos núcleos, estes escolhidos de modo que tais funções possuam somente zeros reais.
Mostraremos ainda que o interesse no problema de encontrar tais núcleos é motivado por um dos mais fascinantes resultados da história da matemática, o Teorema dos Números Primos, e o mais celebrado problema em aberto, a Hipótese de Riemann.

Notícia cadastrada em: 02/12/2014 21:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 20/04/2024 01:57