Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JARBSON HENRIQUE OLIVEIRA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JARBSON HENRIQUE OLIVEIRA SILVA
DATA: 30/07/2021
HORA: 09:00
LOCAL: A defesa será realizada por meio de plataforma de comunicação remota.
TÍTULO: Caracterização citomolecular usando fluorocromos e sondas de DNAr 5S e 35S em indivíduos de Parkia platycephala Benth.
PALAVRAS-CHAVES: Leguminosae; blocos CMA+, RON
PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Vegetal
RESUMO:

Resumo

O cerrado, bioma de relevante importância brasileira, é representado por um mosaico de espécies e vegetações de grande importância econômica e social. Dentre elas, destaca-se Parkia platycephala Benth., popularmente conhecida como faveira, faveira-de-bolota, fava-de-bolota, entre outros. P. platycephala é uma leguminosa arbórea de grande potencial ecológico, paisagístico, energético e nutricional. As relações filogenéticas dentro do gênero Parkia e em gêneros proximamente relacionados tem sido foco de pesquisas recentes. Apesar disso, estudos citogenéticos de Parkia são, ainda, escassos e incipientes. Diante disso, o presente estudo objetivou caracterizar citogeneticamente o cariótipo de 10 acessos de P. platycephala quanto ao número cromossômico, localização e distribuição dos blocos de heterocromatina constitutiva (HC) por meio de dupla coloração por fluorocromos CMA/DAPI. Para isso, as sementes de P. platycephala foram escarificadas mecanicamente e germinadas em placas de Petri. As radículas foram coletadas e pré-tratadas com PDB e as lâminas foram preparadas de acordo com o protocolo de Carvalho e Saraiva (1993), com algumas modificações. As melhores lâminas foram selecionadas e foi realizada dupla coloração CMA/DAPI. Todos os acessos avaliados apresentaram número cromossômico básico 2n = 26, com cromossomos pequenos, de morfologia meta- e submetacêntrica. Em todos os acessos, foi possível identificar 8 bandas CMA no cariótipo de P. platycephala. Dois blocos maiores terminais foram fortemente corados com CMA (CMA++/DAPI-) e distendidos em um par de cromossomos que, provavelmente, são correspondentes a sítios que cerceiam regiões organizadoras de nucléolos (RONs). Além disso, foram identificadas bandas pericentrométricas ricas em GC (CMA++/DAPI) em pelo menos 3 pares de cromossomos, além de bandas menores variáveis entre os acessos e de difícil identificação. O bandeamento por fluorocromos CMA/DAPI permitiu realizar, pela primeira vez em P.platycephala, uma análise de distribuição de HC cromossômica dessa espécie, contribuindo para uma melhor compreensão do cariótipo dessa leguminosa de importância nacional. É necessário, portanto, dar continuidade a esses estudos, fornecendo dados citomoleculares adicionais de localização e distribuição de DNA ribossomal 5 e 35 S utilizados como sondas em FISH (Hibridização in situ fluorescente).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA PAULA PERON - UTFPR
Presidente - 2246508 - LIDIANE DE LIMA FEITOZA
Externo ao Programa - 3231132 - LIVIA DO VALE MARTINS
Interno - 930.516.623-72 - VERÔNICA BRITO DA SILVA - UENF
Notícia cadastrada em: 05/07/2021 10:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 23/04/2024 19:51