O JORNALISMO PIAUIENSE E A CENSURA EM TEMPOS DE ESTADO NOVO
Jornalismo piauiense. Estado Novo. Estratégias. Táticas. Verdade. Poder
O presente trabalho tem como objetivo identificar o posicionamento político dos jornais piauienses Gazeta, Monitor Comercial, O Piauí e Vanguarda a partir das estratégias e táticas utilizadas no momento de censura estabelecido pelo Estado Novo e dos conceitos de verdade e poder. A pesquisa foi segmentada em quatro capítulos. No primeiro capítulo, fizemos um panorama de como foi implantado o Estado Novo buscando compreender as mudanças políticas, econômicas e culturais do período, no Brasil e, sobretudo, no Piauí, além das influências totalitárias que cercaram o regime. Ainda abordamos como a comunicação, campo em que está inserido este estudo, foi desenvolvida neste período. Em seguida, voltamo-nos ao estudo do jornalismo do início do século XX, com foco no momento em que de seu a ditadura Vargas, um dos períodos em que a imprensa brasileira foi submetida à censura. Para complementar o entendimento sobre o jornalismo durante o estado autoritário de 1937 também foram destacados personagens que colaboraram com a atividade jornalística nesta conjuntura. Posteriormente, por meio desse contexto histórico e sua relação com a esfera jornalística, discutimos a respeito da consolidação da verdade e do poder durante o Estado Novo, tendo em vista a credibilidade que a atividade jornalística possuía nesta conjuntura, bem como sua posição de poder. Por fim, consideramos como parâmetros teóricos para esta pesquisa qualitativa, os conceitos de estratégias e táticas apontados por Certeau (2008) e o entendimento de verdade e poder. Com base neste estudo, concluímos que os periódicos Gazeta,no período de 1937 a 1944, Monitor Comercial e Vanguarda apresentaram posicionamento político favorável ao Estado Novo. Já os jornais O Piauí e o Gazeta, no ano de 1945, adotaram posicionamento político contrário à ditadura Vargas.