Notícias

EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS ESPECIAIS PARA O PERÍODO 2022.2

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (PPGCOM/UFPI), no uso de suas atribuições legais, torna público o processo seletivo para Aluno Especial no curso de Mestrado em Comunicação, nas disciplinas optativas ofertadas para o segundo período de 2022, em conformidade com as exigências do Regimento Geral do PPGCOM/UFPI e da Resolução 189/07 do CEPEX.

 

As inscrições para o presente Edital poderão ser realizadas no período de 13 a 24 de junho de 2022, devendo o resultado ser divulgado até 29 de junho de 2022.

A solicitação para inscrição como Aluno Especial deverá ser feita conforme Requerimento em anexo a este edital e também disponível na página do PPGCOM: http://www.sigaa.ufpi.br/sigaa/public/programa/portal.jsf?lc=pt_BR&id=369, no menu: Documentos, link: Formulários (Requerimento como aluno especial); anexando cópia do Diploma de Curso de Graduação, Histórico Acadêmico e Curriculum Lattes (atualizado), Cópias do CPF e RG, assim como, dados para contato (endereço, telefones, e-mail). O candidato deve enviar seu pedido para o e-mail do Programa de Pós-Graduação da UFPI (ppgcompi@ufpi.edu.br) até às 23h59 do dia 24 de junho (Não receberemos nenhuma documentação após o horário estabelecido). A solicitação será analisada pelo professor da disciplina. Informações pelo telefone (86) 3215-5967.

De acordo com o Regimento Geral do PPGCOM/UFPI, será considerado como aluno especial, o aluno matriculado em disciplinas isoladas do Curso.

O aluno especial poderá se inscrever em disciplinas optativas oferecidas pelo Programa, podendo, para tanto, se matricular em até 3 (três) créditos, por semestre, desde que não ultrapasse o limite anual de 6 (seis) créditos e/ou 2 (duas) disciplinas anuais; devendo se submeter às exigências de estudo e de aproveitamento das disciplinas cursadas.

Para efeito de futuro aproveitamento, em caso de ingresso no Mestrado como aluno regularmente aprovado no processo de Seleção, só poderá ser contado no máximo 06 (seis) créditos, desde que o período da(s) disciplina(s) cursada(s) não tenha ultrapassado cinco anos.

Poderão ser admitidos como alunos especiais, portadores de Diploma de Graduação, em nível de Bacharelado ou Licenciatura Plena, ou de Graduação em Tecnologia, que tenham afinidade com a Área de Concentração do Programa.

Os proponentes serão selecionados através da análise do Currículo Lattes, Histórico Acadêmico e de uma justificativa em que conste o interesse pela(s) disciplina(s) solicitada(s), mediante aprovação do professor da disciplina.

 

O aluno especial que for reprovado, seja em uma disciplina ou no conjunto das disciplinas, não poderá mais se matricular em nenhuma disciplina como especial.

O aluno especial que abandonar a disciplina não poderá se matricular novamente em nenhuma disciplina como especial.

O aluno especial receberá declaração de aproveitamento em cada disciplina em que foi aprovado. Caso o aluno ingresse no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPI, poderá solicitar aproveitamento dos créditos cursados, desde que o número de créditos não exceda o total de créditos a que tem direito, para o curso em que está requerendo o aproveitamento.

O aluno especial admitido estará sujeito ao Regimento e às normas específicas do PPGCOM e ao Regimento da UFPI. A obtenção de crédito pelo aluno especial não lhe outorga o direito de matrícula ou preferência no processo de seleção.

 

QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS PARA ALUNOS ESPECIAIS 2022.2

 

DIA

HORA

DISCIPLINA

 

CH

CRED.

PROFESSOR

Vagas p/

Alunos Especiais

EMENTAS

Quinta-feira

8h às 12h

PPGCOM006 - Tópicos Especiais Em Jornalismo I

15h

01

Profa. Dra. Cristiane Portela de Carvalho

02

Jornalismo na época digital: aspectos ético-deontológicos. A onipresença do jornalismo praticado no meio digital. Velocidade e tempo real nas práticas webjornalísticas atuais.

 

Quinta-feira

14h às 18h

PPGCOM034 - Tópicos Especiais Em Processos De Subjetivação II

30h

02

Profa. Dra. Lívia Fernanda Nery da Silva

 

03

A disciplina tem por objetivo discutir aspectos das tecnologias da educação e da comunicação no campo da  educação formal e não formal, bem como da cultura digital e identidades.

 

Quinta-feira

8h às 12h

Ppgcom018 - Tópicos Especiais Em Jornalismo II

30h

02

Profa. Dra. Ana Regina Rêgo

03

A disciplina tem como propósito trabalhar os encontros possíveis entre o campo comunicacional e jornalístico e a Hermenêutica da Consciência Histórica de Paul Ricoeur. Para tanto, partimos de uma visão histórica da hermenêutica como processo metodológico, passamos em seguida pela desconstrução da hermenêutica a partir das visões de Heidegger e Hans-Georg Gadamer, para enfim nos localizarmos na trajetória construtiva de Ricoeur, tendo como ponto de inflexão a consciência de si e histórica e a relação com o passado, enquanto espaço de experiências, considerando que somos seres afetados pelo passado.
O curso pretende, portanto, suscitar a interlocução construtiva entre os participantes tendo como direcionamento os usos possíveis que podemos fazer da hermenêutica da consciência histórica no campo comunicacional e jornalístico, com vistas a interpretação das narrativas e compreensão do mundo em que as textualidades convivem.

 

Sexta-feira

 

9h às 12h

PPGCOM017 - Teorias E Metodologias De Análise Em Recepção

45h

03

Prof. Dr. Gustavo Silvano Batista

05

Estudo da recepção enquanto campo de produção de sentidos e os modos de funcionamento de suas práticas. As teorias e metodologias de análise

das práticas de recepção realizadas por grupos sociais, em situação de apreciação, interpretação, uso e consumo de linguagens e produtos da

cultura mediática. A configuração de leitores: interstícios, ambivalência e atravessamentos nas práticas de leitura. Topologia dos contratos de

leiturabilidades de sentidos: tensões e conflitos em processos comunicacionais midiáticos circulantes. Mediação como transitividade e transitoriedade

na recepção de produtos culturais empíricos em circulação no mercado simbólico.

 

TOTAL DE VAGAS

13

 

                 

 

Teresina, 9 de junho de 2022

 

 Profa. Dra. Juliana Fernandes Teixeira

Coordenadora do PPGCOM/UFPI

 

Profa. Dra. Cristiane Portela de Carvalho

Vice-coordenadora do PPGCOM/UFPI

Notícia cadastrada em: 09/06/2022 17:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 08:12