Banca de QUALIFICAÇÃO: MIKAELLE CLARO COSTA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MIKAELLE CLARO COSTA SILVA
DATA: 21/09/2015
LOCAL: Sala de aula PPGO
TÍTULO:

ANQUILOGLOSSIA E O IMPACTO NA QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES

PALAVRAS-CHAVES:

Freio lingual, prevalência, qualidade de vida

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Este estudo tem como objetivo avaliar a prevalência de anquiloglossia e o nível de mobilidade lingual como também seus impactos na qualidade de vida em adolescentes. Trata-se de um estudo observacional transversal, em adolescentes, de ambos os gêneros, na faixa etária de 10 a 14 anos, matriculados em escolas públicas e privadas do município de Teresina-PI. O cálculo do tamanho da amostra foi realizado no programa Statcalc do Epi Info (versão 6.04) e levou em consideração uma população de escolares na faixa 10-14 anos (36.455), uma prevalência de 50%, erro máximo de 5% para um nível de significância de 95%. A amostra foi aumentada em 20%, pressupondo uma taxa de não resposta e para controlar fatores de confusão, resultando em uma amostra final de 456 escolares estratificados segundo tipo de escola (particular ou publica) e zona de localização (Sudeste, Norte, Leste, Norte e Centro). Serão coletados dados sociodemográficos e realizado exame do frênulo língua para classificar o nível de anquiloglossia (Ruffoli et al., 2005) e mobilidade lingual (Kotlow,1999) por uma examinadora treinada e calibrada (Kappa > 0,70) na própria escola.  O exame será realizado em posição simplificada sob luz natural, utilizando abaixador de língua, espelho bucal plano e paquímetro. E para mensurar o impacto dessas condições bucais na qualidade de vida dos adolescentes será utilizado o questionário testado e validado Oral Health Impact Profile (OHIP-14) que será aplicado no formato de entrevista juntamente com o questionário sócio demográfico.  A análise estatística será realizada utilizando-se o software SPSS versão 18.0 para Windows.

Externo à Instituição - ISABELA ALMEIDA PORDEUS - UFMG
Presidente - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Interno - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Interno - 1167676 - SIMONE SOUSA LOBAO VERAS BARROS