Banca de DEFESA: RENARA NATÁLIA CERQUEIRA SILVA

DISCENTE: RENARA NATÁLIA CERQUEIRA SILVA
DATA: 22/05/2020
LOCAL: Via Plataforma Virtual ZOOM
TÍTULO: Impacto da Hipomineralização de segundos molares decíduos na qualidade de vidarelacionada à saúde bucal em pré- escolares: uma análise hierárquica
PALAVRAS-CHAVES: Hipomineralização de segundos molares decíduos; Prevalência; Pré-escolares; Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Odontopediatria

Introdução: A hipomineralização de segundos molares decíduos é um defeito de desenvolvimento do esmalte dentário ao aumento do risco de desenvolvimento de lesões cariosas. Os fatores decorrentes da HSPM podem afetar a vida cotidiana dos indivíduos, o que pode acarretar em impacto na qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB). Objetivo:Avaliar o impacto da HSPM na QRVBS de crianças de 5 anos de idade, de acordo com a percepção de seus pais ou responsáveis.Delineamento: Trata-se de estudo transversal de base populacional realizado em 834 pré-escolares com 05 anos de idade de Teresina-PI-Brasil. A coleta de dados foi desenvolvida por meio de questionários de saúde bucal e de qualidade de vida (ECOHIS) e exame clínico dentário para diagnóstico da HSPM, cárie dentária e maloclusão. O exame dentário foi realizado em ambiente escolar utilizando os critérios estabelecidos pela Academia Europeia de Odontopediatria (EAPD) para HSPM, índices ceo-d e pufa para cárie dentária e critérios de Foster e Hamilton para maloclusão, por examinadores calibrados (κ ≥ 0,80). Dados demográficos e socioeconômicos (DSE) foram obtidos dos pais / cuidadores das crianças, utilizando um questionário estruturado. A análise dos determinantes da QVRSB foi estratificada em três níveis: mesial (DSE), intermediário (condições clínicas) e distal (autopercepção bucal da criança). Foram realizadas análise descritiva e regressão de Poisson bivariada e multivariada, com abordagem hierárquica (p<0,05).Resultados: Participaram do estudo 834 pré-escolares e seus pais/responsáveis. A prevalência de HSPM foi 14,9%. Na análise multivariada final totalmente ajustada, observou-se que escolaridade materna menor que 8 anos e a cárie dentária impactaram negativamente a QVRSB na secção da criança (p<0,05). Para as famílias, estudar em escola pública (RT = 1,49; IC95% = 1,08 – 2,06), ter tido febre nos três primeiros anos de vida (RT = 1,45; IC95% = 1,09 – 1,93) e a criança ter cárie dentária com ou sem consequências clínicas (p<0,001) foram associadas à pior QVRSB. Crianças de pré-escolas públicas (RT = 1,43; IC95% = 1,12 – 1,84), que tiveram febre nos primeiros 3 anos de vida (RT = 1,30; IC995% = 1,05 – 1,60) e com cárie dentária com (RT = 2,30; IC95% = 1,82 – 2,92) ou sem (RT = 5,33; IC95% = 4,02 – 7,07) consequências clínicas apresentaram maior probabilidade de relatar impacto negativo na QVRSB mensurada pelo escore total do ECOHIS. Conclusão: A hipomineralização de segundos molares decíduos não impactou na qualidade de vida de pré-escolares de acordo com a percepção de pais/cuidadores.

Presidente - 1790736 - MARINA DE DEUS MOURA DE LIMA
Interno - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Interno - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Externo à Instituição - CRISTIANE BACCIN BENDO NEVES - UFMG