Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DAS CHAGAS SANTOS JÚNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS SANTOS JÚNIOR
DATA: 21/12/2022
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma virtual Zoom
TÍTULO: Associação entre o bruxismo do sono da criança com o de seus pais/responsáveis: Revisão sistemática e metanálise.
PALAVRAS-CHAVES: Bruxismo do sono; Criança; Genética, Hereditariedade.
PÁGINAS: 33
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

O bruxismo do sono (BS) em crianças repercute não só na saúde bucal como na qualidade de vida. O manejo clinico para o controle dos sinais e sintomas do BS em crianças são questionados e não existe um consenso, principalmente em razão da etiologia do BS não estar bem elucidada. Fatores genéticos/hereditários são mencionados na literatura como sendo importantes na modulação da ocorrência do BS em crianças quando pais também apresentam essa condição.O objetivo desta revisão sistemática será analisar a relação do bruxismo do sono da criança com o de seus pais/responsáveis. Na estratégia de busca, serão incluídos termos relacionados ao BS, pais/responsáveis e crianças. Serão incluídos, com base na estratégia PECO, estudos observacionaisque avaliaram a presença de BS em crianças quando (O: desfecho) seus pais/responsáveis apresentam essa condição (E: exposição) e comparados aos pais/responsáveis sem BS (C: comparação) em crianças entre 0-12 anos (P: população). Cinco bases de dados serão consultadas: PubMed, Scopus, Embase, Scielo e Web of Science, além da realização de buscas manuais e na literatura cinzenta. Para análise do risco de viés dos estudos selecionados, serão utilizados os instrumentos Joanna BriggsInstitute (JBI) para estudos transversais e Newcastle-Ottawa para estudos caso-controle e coorte. Para avaliação da certeza da evidência será utilizada a escala GradingofRecommendations Assessment, Development, andEvaluation (GRADE). Dois pesquisadores independentes realizarão a seleção dos estudos, extração de dados, análise do risco de viés e certeza da evidência, em caso de discordância um terceiro pesquisador será envolvido. As frequências de BS das crianças e pais/responsáveis serão incluídas na metanálise. OddsRatio e intervalo de confiança de 95% serão calculados para cada estudo. O teste Q avaliará a heterogeneidade e será quantificada pelo I². O nível de significância será de 5% em todas as análises.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2296566 - CACILDA CASTELO BRANCO LIMA
Externo à Instituição - CAROLINA DE CASTRO MARTINS - UFMG
Interno - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Externo à Instituição - MARIANA GONZALEZ CADEMARTORI - UFPel
Notícia cadastrada em: 07/12/2022 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 19/04/2024 16:37