Notícias

Banca de DEFESA: SUYÁ MOURA MENDES ALENCAR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUYÁ MOURA MENDES ALENCAR
DATA: 24/01/2014
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do Curso de Odontologia – bloco 10
TÍTULO:

Tensões no osso periimplantar provenientes de próteses parciais fixas com cantiléver – Análise pelo Método de Elementos Finitos.


PALAVRAS-CHAVES:

Biomecânica; Análise de Elemento Finito;


PÁGINAS: 25
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Clínica Odontológica
RESUMO:

É objetivo deste experimento estudar as tensões geradas no osso periimplantar pelas próteses parciais fixas com cantiléveres mesial e distal, quando cimentadas e aparafusadas sobre implantes. A amostra foi constituída por 4 modelos tridimensionais obtidos pela tomografia computadorizada volumétrica e analisados pelo Método de Elementos Finitos (MEF) simulando situações clínicas de próteses parciais fixas implantossuportadas com cantileveres mesial e distal. Como variável resposta foram avaliadas as tensões geradas por cargas axiais e oblíquas no osso perimplantar em função dos grupos: Grupo 1 – Modelos de prótese parcial fixa cimentada sobre implantes com variações de cantilév eres para mesial e distal; Grupo 2 – Modelos de prótese parcial fixa aparafusada sobre implantes com variações de cantiléveres para mesial e distal. A plotagem gráfica e numérica dos dados foi registrada, avaliada e comparada. As cargas oblíquas resultaram em valores maiores de picos de tensão quando comparadas às cargas axiais, e localizaram-se na crista óssea do implante mais próximo ao cantiléver, independente dos modelos de prótese. Nos modelos de prótese cimentada observou-se que as cargas oblíquas geraram picos de tensão maiores na região do implante primário quando comparadas com os modelos de prótese aparafusadas. Portanto, as próteses fixas aparafusadas causam menos dano ao osso periimplantar quer o cantiléver esteja localizado para mesial ou distal.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423020 - CARMEM DOLORES VILARINHO SOARES DE MOURA
Externo à Instituição - JOSÉ HENRIQUE RUBO - USP
Interno - 1301059 - MARCOELI SILVA DE MOURA
Interno - 1167674 - RAIMUNDO ROSENDO PRADO JUNIOR
Notícia cadastrada em: 15/01/2014 16:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 06:27