Notícias

Banca de DEFESA: LAYNNA MARINA SANTOS LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LAYNNA MARINA SANTOS LIMA
DATA: 20/03/2015
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do curso de Odontologia da UFPI
TÍTULO:

Precisão de técnicas e materiais de moldagem para próteses unitárias inclinadas implanto-suportadas


PALAVRAS-CHAVES:

implante dentário, moldagem de transferência, materiais de moldagem


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
RESUMO:

RESUMO: Descrição do problema: A colocação de implantes unitários inclinados implica em maior dificuldade técnica e menor precisão de moldagem. O registro preciso do posicionamento do implante é necessário para confecção de restaurações bem adaptadas.

Objetivo: O objetivo do presente estudo foi avaliar a precisão da moldagem de transferência de implantes unitários inclinados pela técnica da moldeira aberta realizada de forma convencional e com adaptação de um dispositivo de retenção com utilização de diferentes materiais de moldagem.

Materiais e métodos: Foi confeccionado um modelo mestre a partir de manequim odontológico e fixados um análogo de implante na região correspondente ao segundo pré-molar superior direito e um cilindro de referência na região correspondente ao primeiro molar superior direito, ambos paralelos e inclinados em 30º.  Modelos de gesso foram confeccionados a partir do modelo mestre utilizando duas técnicas e três materiais de moldagem (n= 60). A análise baseou-se na comparação das distâncias entre o centro do análogo do implante ao cilindro de referência. As mensurações foram realizadas utilizando um software de imagens. A caracterização da amostra foi realizada através da análise de variância ANOVA e pós-teste tukey (p<0,05).

Resultados: As técnicas de moldagem realizadas de forma convencional ou com utilização de dispositivo de retenção não diferiram significativamente (p= 0, 086). As moldagens apresentaram precisão semelhante quando realizadas com hidrocolóide irreversível modificado e silicona de adição (p=0,659).

Conclusões: A precisão de moldagens realizadas pela técnica de moldeira aberta de forma convencional foi semelhante à técnica que utiliza dispositivo de retenção. As moldagens foram comparativamente precisas quando utilizados hidrocolóide irreversível modificado e silicona de adição.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1354119 - ALESSANDRO RIBEIRO GONCALVES
Interno - 423020 - CARMEM DOLORES VILARINHO SOARES DE MOURA
Externo à Instituição - José Maurício dos Santos Nunes Reis - UNESP
Interno - 2446301 - VALDIMAR DA SILVA VALENTE
Notícia cadastrada em: 05/02/2015 09:34
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 29/03/2024 04:32