Notícias

Banca de DEFESA: FIRMINO NUNES DE LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FIRMINO NUNES DE LIMA
DATA: 28/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 14, Complexo laboratorial II, Campus Ciências Agrárias, UNIVASF
TÍTULO:

MANEJO DE FERTIRRIGAÇÃO NITROGENADA E POTASSICA NA CULTURA DA MAÇÃ CV. ‘JULIETA’ EM CONDIÇÕES SEMIARIDAS


PALAVRAS-CHAVES:

Malus domestica Borkh., fruticultura de clima temperado, nutrição de plantas, fitotecnia, produtividade, qualidade de frutos.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
SUBÁREA: Fitotecnia
ESPECIALIDADE: Manejo e Tratos Culturais
RESUMO:

A macieira (Malus domestica Borkh.) por ser originaria de região de clima temperado apresenta importância econômica para o Brasil, sendo cultivada principalmente no Sul do país região de clima mais ameno. Porem, com o desenvolvimento de novas variedades com baixa exigente em frio, o cultivo da macieira está expandindo-se para outras regiões do país. Neste sentido, as pesquisas sobre adubação mineral da macieira nas condições edafoclimáticas do semiárido brasileiro são incipientes. Diante do exposto, objetivou-se avaliar os atributos nutricionais, fisiológicos, qualitativos e a produtividade da macieira cultivar ‘Julieta’ em função de fertirrigação nitrogenada e potassica na região de Lagoa Grande-PE. O experimento foi conduzido em um pomar experimental da Fazenda Sereníssima localizada no município de Lagoa Grande-PE, nas coordenadas geográficas 09°21’ de latitude Sul, 40°34’ de longitude oeste, na altitude média de 375 m, durante o período de Novembro de 2014 a Abril de 2015. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial 2 x 4, correspondentes a: i) Doses de nitrogênio (30, 60, 90 e 120 g de N por planta), ii) Doses de potássio (30, 60, 90 e 120 g de N por planta), distribuídos em blocos ao acaso, com três repetições e três plantas por parcela, totalizando 180 plantas avaliadas. As variáveis avaliadas foram: massa média de frutos (MF); diâmetro longitudinal (DL) e transversal (DT); firmeza da polpa (FP); acidez titulável (AT); teor de sólidos solúveis (SS); relação SS/AT (ratio); produtividade (prod.); numero de frutos (NF); produção por planta (PP); índices de clorofila a, b e total, alem dos teores de N e K na polpa de frutos. As doses de Fertirrigação nitrogenada e potassica influenciam os atributos qualitativos, produtivos, fisiológicos e nutricionais de macieira. Nas as condições onde foi realizado o experimento, o fornecimento das doses via fertirrigação, 75 g/planta de N + 51,56 g/planta de K2O, se adéquam ao cultivo da macieira ‘Julieta’.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 034.871.574-97 - ITALO HERBERT LUCENA CAVALCANTE - UNESP
Externo à Instituição - Inez Vilar de Morais Oliveira - EMBRAPA
Externo à Instituição - PAULO ROBERTO COELHO LOPES - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 18/08/2015 17:46
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 28/03/2024 12:51