Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTHA VITÓRIA NORBERTO MESQUITA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARTHA VITÓRIA NORBERTO MESQUITA
DATA: 28/11/2022
HORA: 08:00
LOCAL: Plataforma Google Meet - https://meet.google.com/sqi-rfub-ent
TÍTULO: Sistema de liberação de pilocarpina à base de goma de chichá (Sterculia Striata).
PALAVRAS-CHAVES: Polissacarídeo, goma natural, biopolímero, xerostomia.
PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

A caracterização e a aplicação de polissacarídeos naturais têm sido o foco de muitas pesquisas nos últimos anos.
Dentre os biopolímeros regionais com grande potencial de aplicação em formulações mucoadesivas destacamos a goma de chichá (Sterculia striata). Visando o desenvolvimento de um sistema de liberação polimérico carreador de pilocarpina, um alcaloide utilizado como uma alternativa para o tratamento da xerostomia, o presente trabalho teve como objetivo obter e caracterizar a goma de chichá (GCh), assim como, desenvolver e avaliar as propriedades físico- químicas de comprimidos mucoadesivos de GCh e comprimidos contendo pilocarpina, para uma possível aplicação no tratamento da xerostomia. O biopolímero foi isolado, purificado e caracterizado pelas técnicas de DRX, FTIR, TG,DSC e propriedades de fluxo do pó. Em seguida, os comprimidos foram desenvolvidos e avaliados quanto àscaracterísticas físico-químicas da formulação. As análises químicas da GCh evidenciaram características típicas de polissacarídeos. A goma comportou-se como pó fino, amorfo e com índices de compressibilidade adequados para uma formulação sólida. Os comprimidos obtidos por compressão diret a apresentaram valores de peso médio, dimensões, pH de superfície e dureza segundo as recomendações farmacopeicas. Ademais, o tempo de desintegração e o índice de intumescimento demonstraram um perfil apropriado para uma liberação prolongada do fármaco, o qual foi doseado com teor 97,8672 ± 3,25%, bem próximo quando comparado ao medicamento de referência no mercado.

Os resultados obtidos com a proposta do comprimido mucoadesivo de biopolímero de chichá contendo pilocarpina mostrou-se promissor devido às características as quais agregam fundamentos para uma possível liberação controlada de pilocarpina, além de abrir perspectivas para estudos complementares subsequentes.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1668358 - ANDRE LUIS MENEZES CARVALHO
Externo ao Programa - 1343348 - EILIKA ANDREIA FEITOSA VASCONCELOS
Presidente - 1549662 - HERCILIA MARIA LINS ROLIM
Interno - 2199134 - MARCILIA PINHEIRO DA COSTA
Notícia cadastrada em: 16/11/2022 08:56
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 19/04/2024 21:10