Banca de QUALIFICAÇÃO: SEAN TELLES PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SEAN TELLES PEREIRA
DATA: 15/08/2014
LOCAL: Auditório do Curso de Farmácia
TÍTULO:

"Potencial farmacêutico anticâncer de substâncias extraídas de venenos de sapos da região Amazônica".

PALAVRAS-CHAVES:

Punica granatum; Spray drying; Desenvolvimento tecnológico.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
SUBÁREA: Análise e Controle de Medicamentos

Punica granatum, vulgarmente conhecida como romãzeira, corresponde a um vegetal que durante séculos, as cascas, folhas, flores e frutos têm sido utilizadas para o tratamento de inúmeras doenças. Diversos estudos com extratos desse vegetal mostram uma elevada concentração de compostos antioxidantes. Estudos apontam que esses compostos são os responsáveis pelas inúmeras atividades biológicas inerentes da P. granatum. O objetivo do presente trabalho foi desenvolver  metodologia  para obtenção de extrato seco a partir de solução extrativa hidroetanólica da casca e pericarpo do fruto de Punica granatum por atomização em  spray drying  visando o desenvolvimento tecnológico de produtos.  No primeiro capítulo foi realizada uma revisão  sistemáticas  sobre o uso terapêutico da Punica granatum. Os resultados mostraram as inúmeras propriedades biológicas desta espécie vegetal em ensaios in vitro e in vivo.  No segundo capítulo  foi realizada a produção do extrato líquido (hidroalcóolico) e posterior   secagem através de  spray drying,  utilizando como ferramenta estatística o planejamento fatorial 22. O planejamento  fatorial  avaliou  a influência  dos  fatores  dióxido  de  silício  coloidal  e maltodextrina, que são adjuvantes de secagem, e dos seus níveis,  nas  características  dos  extratos  secos  obtidos.  As  características  visuais,  o rendimento,  a umidade  residual,  a  higroscopicidade,  o  teor  de  polifenois totais foram parâmetros analisados para a escolha do melhor método de secagem.

Interno - 1167257 - ANTONIA MARIA DAS GRACAS LOPES CITO
Externo ao Programa - 2860568 - DAVI DA SILVA
Externo à Instituição - DAVYSON DE LIMA MOREIRA - Fiocruz - RJ
Presidente - 1512631 - LIVIO CESAR CUNHA NUNES