Banca de DEFESA: JOHNNY MARTINS DE BRITO

DATA: 24/02/2016
LOCAL: Universidade Federal do Piauí - CPCE
TÍTULO:

PROBIÓTICO NA ALIMENTAÇÃO DE JUVENIS DE TILÁPIAS-DO-NILO CULTIVADOS SOB DESAFIO: DESEMPENHO ZOOTÉCNICO E BIOIMPEDÂNCIA ELÉTRICA

PALAVRAS-CHAVES:

ângulo de fase, dejetos de suínos, ganho de peso, piscicultura, reatância

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais

Objetivou-se avaliar o desempenho zootécnico de juvenis de Tilápias-do-Nilo alimentados com cepas probióticas e cultivados em água sob desafio sanitário e aplicar a técnica de bioimpedância elétrica (BIA) para aferir o estado de saúde dos juvenis. O experimento foi realizado na Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Campus prof. Alexandre Alves de Oliveira, na cidade de Parnaíba-PI, na área experimental de Piscicultura, do setor de Agroecologia do Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Agropecuária – NEA-CAJUI. Adquiriu-se 200 juvenis de Tilápias-do-Nilo dos quais 180 foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições sendo a unidade experimental quinze juvenis de Tilápias distribuídas por caixa d’água de 400 L (litros). Para proporcionar desafio aos peixes foi adicionado dejetos de suínos (fezes e urinas), sendo que a solução consistia de 500 g de dejetos in natura diluído em 6,0 L de água. Utilizou-se um produto comercial (BACTOGRO®) contendo no mínimo 5x109 bilhões de unidade formadora de colônia por grama viável, contendo as cepas probióticas. No início e no final do experimento os peixes foram pesados e medidos, para determinação dos parâmetros de desempenho zootécnico, sobrevivência, índice hepatossomático e rendimento de carcaça. Aplicou-se no final do experimento a técnica de bioimpedância elétrica para aferir o estado de saúde dos peixes. Foi feito o teste de normalidade dos dados, utilizando o teste do Shapiro-Wilk, teste de homocedasticidade (igualdade de variância) usando o teste de Brown Forsythe, feito a análise paramétrica dos dados da ANOVA, em caso de teste F significativo, foi realizado a comparação das médias pelo teste de Tukey com α = 0,05, de acordo com o Proc GLM do Statistical Analysis System (Versão 9.0).  Não observou-se diferença (P>0,05) no peso final, ganho de peso, ganho de crescimento diário, conversão alimentar aparente, taxa de crescimento especifico, taxa de eficiência proteica, índice hepatossomático e sobrevivência. Não observou-se diferença (P>0,05) no, ângulo de fase, impedância; reatância; resistência; peso; comprimento padrão; distância dos eletrodos externos; distância dos eletrodos internos; índice de composição e K de Fulton. O uso de probiótico na ração de juvenis de Tilápias-do-Nilo não mostrou-se eficiente para promover melhorias no desempenho, sobrevivência e índice hepatossomático no período de 60 dias devido a adaptação ao ambiente criatório. A técnica da BIA mostrou-se eficiente para avaliar o estado de saúde dos juvenis.

Presidente - 837.445.845-34 - HERMOGENES ALMEIDA DE SANTANA JUNIOR - UESPI
Interno - 1551976 - GUILHERME JOSE BOLZANI DE CAMPOS FERREIRA
Interno - 1650875 - LEILANE ROCHA BARROS DOURADO
Externo à Instituição - MAURILIO SOUZA DOS SANTOS - UESPI