Banca de DEFESA: CRISTIANA BARRA TEIXEIRA

DATA: 18/05/2012
LOCAL: Auditório do CCE - Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

O ensino de Matemática no 5º ano: o contexto da prática pedagógica em escolas públicas estaduais de Teresina – PI

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática. Formação de professores. Prática pedagógica. Contextualização do conhecimento.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Métodos e Técnicas de Ensino

O ensino da Matemática no 5º ano do Ensino fundamental é nosso objeto de estudo porque nos interessamos por esta área científica, admiramos sua grandeza e suas contribuições para tantas outras áreas do conhecimento, e, principalmente porque enquanto disciplina escolar, a Matemática é considerada difícil tanto pelos alunos quanto por professores. As concepções que negativizam os conhecimentos matemáticos, tradicionalmente originam-se do insucesso escolar registrado por muitos alunos. Dessa maneira realizamos este estudo, cujo objetivo geral é investigar como se constitui o ensino de Matemática no 5º ano do ensino fundamental na escola pública estadual em Teresina. As reflexões realizadas a partir das contribuições das professoras participantes foram articuladas aos objetivos específicos da pesquisa, os quais são: contextualizar o ensino de matemática no 5º ano do ensino fundamental; descrever a prática pedagógica no ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental na escola pública estadual em Teresina; mapear o perfil dos docentes do 5º ano do Ensino Fundamental na escola pública estadual de Teresina-PI; Identificar os aspectos teórico-metodológicos no ensino de Matemática no 5º ano do Ensino Fundamental na escola pública estadual de Teresina-PI O problema central da pesquisa é: Como se constitui o ensino de Matemática no 5º (quinto) ano do Ensino Fundamental em escolas públicas estaduais de Teresina – PI? Recorremos à pesquisa qualitativa ao estudo descritivo com aplicação de questionários, realização de observação e da entrevista semiestruturada. O aporte teórico utilizado partiu da premissa que as contribuições apresentadas são indispensáveis para a melhor compreensão e análise do objeto estudado, assim como para subsidiar reflexões a cerca da temática discutida. Assim, dialogamos com autores como: Miorin (1998), Bello (2001), Damázio (1996), Silva (1999), D’Ambrósio (2001), elucidando aspectos históricos da educação e da Matemática no Brasil. Libâneo (2005), Fiorentini (1995), Soares (2006), Behrens (2000), Cardoso (2007), Calaça (2009), discutindo as tendências pedagógicas e o ensino de Matemática.  Na abordagem sobre a contextualização no ensino da Matemática recorremos à Machado (2002), Smole e Diniz (2001), Barbosa (2003), Lannes (2003), Tufano (2001), Fonseca (1995),  Mendes Sobrinho (2010) dentre outros. Analisamos alguns dados referentes à formação matemática das professoras interlocutoras, prática e tendência pedagógica, metodologias de ensino, conforme articulamos nas categorias e respectivas subcategorias de análise. Os resultados da pesquisa implicam que o ensino de Matemática é marcado por uma prática pedagógica comum entre as professoras participantes, cuja formação inicial e continuada é bem parecida. Enfatizamos que a formação Matemática não satisfaz a demanda atual de ensino, portanto não atende perspectivas de ensino contextualizado ou de utilização de recursos tecnológicos em aulas de matemática, assim como não se concretiza o desenvolvimento de projetos multidisciplinares.

Externo à Instituição - ADEMIR DAMASIO - UNESC
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 20/04/2012 08:41