Banca de DEFESA: NILDA MASCIEL NEIVA GONCALVES

DATA: 29/09/2015
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

A Prática Docente dos Alunos Mestres de Biologia: Saberes Mobilizados no Estágio Supervisionado

PALAVRAS-CHAVES:

Estágio Supervisionado. Prática Docente. Formação Inicial. Ensino deBiologia.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Permanente

O Estágio Supervisionado é etapa fundamental da formação inicial de professores, por oportunizar aos discentes momentos de observação, participação e intervenção no seu futuro campo de atuação. Neste contexto, o presente estudo objetivou analisar a prática docente dos alunos-mestres de Biologia e as formas de construção e mobilização de saberes durante o Estágio Supervisionado.  Especificamente, pretende: contextualizar o Estágio Supervisionado na formação do professor de Biologia; identificar os saberes mobilizados na prática docente dos alunos-mestres de Biologia no Estágio Supervisionado; relacionar as práticas docentes com os saberes mobilizados no Estágio Supervisionado. No campo metodológico adota a pesquisa qualitativa, com a utilização da técnica: entrevista semi-estruturada. Os sujeitos e o contexto do estudo compreendem professores supervisores e alunos-mestres do Curso de Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, localizado no município de Picos - PI. Após a coleta dos dados, sua análise foi realizada em dois eixos categoriais: Estágio Supervisionado e Prática Docente tendo como suporte teórico a produção de diversos autores, dentre eles: Krasilchick (1987, 1983), Brito (2007), Delizeicov e Angotti (1990), Imbernón (2007, 2010), Mendes Sobrinho (2002, 2007, 2011), Nóvoa (1992, 1995, 2000), Carvalho (2001), Marandino, Selles e Ferreira (2009); Pimenta (2011), dentre outros. Os resultados indicam que saberes disciplinares, curriculares, pedagógicos e experienciais foram mobilizados por alunos-mestres durante a realização do Estágio Supervisionado. Que a relação entre a prática docente de alunos-mestres e a mobilização de saberes evidencia-se em vários momentos do Estágio Supervisionado, especificamente durante a escolha de recursos didáticos para o ensino, diagnostico do nível de conhecimento dos alunos, elaboração de planos de aula, confecção de jogos didáticos, elaboração de atividades escolares, relacionamento com alunos e professor supervisor e durante a reflexão sobre sua prática. A mobilização dos saberes ocorre em momentos de tomada de decisão para superação dos desafios cotidianos e próprios da profissão docente. Nesse contexto, o Estágio Supervisionado ofertado pelo Curso de Ciências Biológicas da UFPI, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, está preparando os alunos-mestres para o exercício da profissão que escolheram para exercer, pois, a prática dos alunos-mestres está firmada na mobilização de saberes que são próprios da profissão docente e na reflexão sobre sua prática na ação e sobre a ação. Finalizando ressaltamos a importância do presente trabalho por permitir que se desvele um novo olhar sobre os profissionais que atuarão no ensino da disciplina Biologia, nas escolas públicas do país, através de uma ampla reflexão sobre suas práticas durante a realização do Estágio Supervisionado, permitindo a superação de obstáculos que possam inviabilizar as práticas docentes inovadoras. A expectativa é que o trabalho contribua para o aprimoramento dos cursos de formação de professores em Ciências Biológicas, a fim de superar as dificuldades presentes durante a construção e mobilização de saberes próprios da prática docente durante o Estágio Supervisionado e também sirva de estímulo para novos estudos na área em questão.

Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Externo à Instituição - JOSE RIBAMAR TORRES RODRIGUES - CET