Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ CARLOS CARVALHO DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUIZ CARLOS CARVALHO DE OLIVEIRA
DATA: 05/11/2015
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

As Representações Sociais de Diretores Escolares dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a Formação de Professores

PALAVRAS-CHAVES:

Educação; Formação de Professores; Qualidde na Educação; Representaçõe Sociais.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas

A temática desta pesquisa trata da formação de professores. Seu objetivo é analisar as representações sociais de diretores escolares dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre formação de professores. Em específico, investigar as características que os diretores mais valorizam nos professores e identificar as políticas de formação de professores existentes nas escolas da rede pública municipal de Teresina. O interesse por essa temática surgiu a partir dos achados de Sales (2009, p.155) que, ao estudar a qualidade na educação, concluiu que a qualidade do ensino está fortemente relacionada ao “bom professor”. Os estudos de Sales tomaram como referência a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, tomando como participantes das pesquisas, pais, professores e alunos. As questões investigadas são as seguintes: na perspectiva do diretor escolar da escola pública dos anos iniciais é preciso ter formação para ser um bom professor dos anos iniciais do ensino fundamental? Será que para o diretor da escola pública municipal de Teresina, a formação é importante e faz diferença no desempenho das escolas? Como os diretores representam a formação do professor? Quais as características que os diretores valorizam nos professores? Que programas de formação existem nas escolas da rede pública municipal? Esta pesquisa é relevante porque visa preencher uma lacuna no campo da formação de professores e dos estudos sobre a qualidade na educação, no sentido de contribuir com as políticas educacionais. Com isso, justifica-se a necessidade de apreender as representações sociais de diretor de escola acerca da formação de professor, com vistas a trazer luzes ao debate público sobre a qualidade da escola pública. A Teoria das Representações Sociais busca apreender o senso comum partilhado por um grupo sobre um determinado fenômeno social. Como instrumento de coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas, as quais foram realizadas, individualmente, com 30 diretores escolares. O material coletado foi submetido a uma análise de conteúdo. Os diretores afirmam que colaboram com o processo de Formação Continuada e a nomearam como Momento de Atualização. Representam a formação como um processo voltado para o domínio de sala de aula e para a aquisição de conteúdos. Valorizam mais o Compromisso do professor que sua titulação. Ou seja, eles valorizam pouco o fato de o professor possuir pós-graduação. Do ponto de vista da gestão escolar, ter um bom professor corresponde a ter um professor que cumpre o planejamento acordado para sua escola. E ainda, os sujeitos afirmam uma conexão entre a promoção de uma formação de professores através do processo de Formação Continuada e a qualidade na Educação, notadamente de uma educação pública de qualidade. Por fim, acredita-se que o estudo das representações sociais da formação de professores para diretores escolares contribui para se refletir sobre essa formação, sua influência na prática docente dos futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Presidente - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 3167693 - MARIA DA GLORIA SOARES BARBOSA LIMA
Interno - 1168265 - ANTONIO DE PADUA CARVALHO LOPES
Interno - 1287708 - ROSANA EVANGELISTA DA CRUZ