Banca de DEFESA: AIDA TERESA DOS SANTOS BRITO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AIDA TERESA DOS SANTOS BRITO
DATA: 17/02/2016
LOCAL: Universidade Federal do Piauí
TÍTULO:

Prática educativa no AEE: os efeitos do manejo comportamental no uso de comunicação alternativa e ampliada para o favorecimento da comunicação em alunos com autismo

PALAVRAS-CHAVES:

Prática educativa. Manejo Comportamental. Comunicação Alternativa e Ampliada. Autismo.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

O presente trabalho investigou a prática educativa de professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir dos efeitos do manejo comportamental no uso de sistemas de Comunicação Alternativos e Ampliados (CAA) em alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). O objeto de estudo foi a prática educativa de professores de AEE ao usar sistemas de comunicação alternativos para favorecer a comunicação funcional destes alunos. Insere-se na Área da Educação, na linha de pesquisa Formação Docente e Prática Educativa – à luz da Educação Especial na perspectiva Inclusiva – sob o enfoque da Análise Aplicada do Comportamento e, mais especificamente, no campo da Tecnologia Assistiva, tendo as Práticas Educativas e a Comunicação Ampliada e Alternativa como variáveis independentes e, operantes verbais, como variável dependente. Os estudos foram realizados em 4 escolas da rede pública municipal de ensino da cidade de Teresina – PI. A pesquisa possui um delineamento quase experimental (do tipo A-B-A), desenvolvida em três estudos (durante o período de Abril a Dezembro de 2014) e abrangeu oito professoras da sala de Atendimento Educacional Especializado e seus respectivos alunos com TEA. A pergunta principal do estudo foi: “Como e quais práticas educativas em sala de AEE através do manejo comportamental no uso de sistemas de comunicação alternativos e ampliado – favorecem a comunicação em alunos com TEA?”. Para esse fim foi necessário conhecer a fundo os professores e alunos. Outro elemento fundamental foi a capacitação desses professores nos procedimentos de ensino para o manejo comportamental. Os procedimentos iniciais adotados foram: aplicação de questionários para os profissionais e os responsáveis pelas crianças, observação in loco, aplicação de um inventário (Partington e Sundberg, 1998) para investigar e classificar o nível de linguagem das crianças, observação e filmagens das interações entre as professoras e alunos e anotações de campo. Com base nos questionários,  observações e filmagens foram levantadas as principais práticas (manejo comportamental) necessárias para utilização da CAA e construído um protocolo para o registro e mensuração das dimensões comportamentais envolvidas nas práticas dessas professoras. As filmagens serviram para modelagem dos manejos das professoras ao usar a comunicação alternativa ou mesmo interagir com o aluno - bem como produzidos materiais e recursos da CAA. Fundamentam o estudo Skinner (1953, 1988), Catania (1999, 2006) e Nunes (2010), dentre outros autores que discutem a temática. Ao fim dos estudos ocorreu a ampliação do manejo comportamental das professoras e um aumento na capacidade de interação com os alunos e pode indicar o favorecimento da comunicação das crianças desta pesquisa.

Presidente - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA
Interno - 423549 - LUIS CARLOS SALES
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 9045235 - NEIDE CAVALCANTE GUEDES