Banca de DEFESA: CARLA TERESA DA COSTA PEDROSA

DATA: 26/02/2016
LOCAL: Sala de defesa do PPGEd
TÍTULO:

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: DILEMAS VIVENCIADOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO INICIAL E A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR

PALAVRAS-CHAVES:

Dilemas da formação. Licenciatura em Artes Visuais. Formação do professor de Arte. Educação Básica.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação de Adultos

O presente trabalho dissertativo trata de uma investigação sobre os dilemas vivenciados no processo de formação inicial na constituição do ser professor para a atuação na Educação Básica, no contexto do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal Piauí (UFPI). A pesquisa está vinculada à linha Ensino, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) e ao Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC), instâncias da UFPI. A problemática em questão surge das experiências da pesquisadora, como estudante e professora, do referido curso quando observou e vivenciou situações dilemáticas no processo de formação do professor de Arte que careciam estudos sistematizados acerca do professor a ser formado. Considerando o exposto, parte-se da questão-problema: como os dilemas vivenciados na formação inicial em Artes Visuais interferem na constituição do ser professor?  O objetivo geral do estudo foi analisar o processo de formação no curso de licenciatura em Artes Visuais da UFPI, os seus dilemas e as implicações na constituição do ser professor. E como objetivos específicos: descrever os dilemas presentes no processo de formação do licenciado em Artes Visuais da UFPI; refletir acerca das práticas educativas vivenciadas na formação do professor no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI; compreender o processo de formação inicial em Artes Visuais da UFPI e suas implicações na formação do licenciado para a Educação Básica. No plano teórico, o Ensino das Artes Visuais é fundamentado em Barbosa (1985, 1998, 2002, 2005, 2010, 2015), Coêlho (2003, 2008), Frange (2002, 2001), Hernandez (2000, 2007) dentre outros; os aspectos da Formação inicial e seus dilemas estão ancorados em Imbernón (2011), Garcia (1992, 1999), Nóvoa (1992, 2002), Pimenta (2002, 2012), Zabalza (1994, 2004) dentre outros. O estudo de cunho qualitativo baseia-se em Gatti e André (2013), Gonzalez Rey (2010) e Flick (2009), tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista narrativa, segundo Flick (2009) e Schültze (2013) realizada no Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFPI. Os participantes selecionados foram seis professores (as) formadores (as) do referido curso. A organização dos dados empíricos em categorias e a técnica de Análise do Conteúdo realizam-se com base em Bardin (2011). Com esta pesquisa, obteve-se maior compreensão do processo formativo no âmbito da Licenciatura em Artes Visuais da UFPI, a partir do olhar do professor formador. De acordo com a análise realizada a partir dos dados empíricos do estudo identificou-se dilemas de natureza identitária, formativa, prático-experiencial e conceitual, relativos à constituição do ser professor. Estes foram apontados pelos sujeitos, bem como as ações de superação destes, tais como, reforma curricular, adesão a programas de políticas públicas de formação inicial e continuada, abertura de espaços reflexivos, dentre outros, que visem à melhoria da formação e da constituição do ser professor para a Educação Básica.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Externo à Instituição - JEFFERSON FERNANDES ALVES - UFRN
Presidente - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Externo à Instituição - LUCIANO DE MELO SOUSA - UESPI