Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCIA RAIKA E SILVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
DATA: 02/02/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

MEU MUNDO CAIU! AS VIVÊNCIAS DA PROFESSORA MEDIANDO OS SIGNIFICADOS E OS SENTIDOS DA ATIVIDADE DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS

PALAVRAS-CHAVES:

Significados e Sentidos. Atividade de Ensino Aprendizagem. Vivência. Alunos com Necessidades Educativas Especiais.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem

A temática dessa tese de doutoramento surge da nossa inquietação profissional, quando tínhamos a função de realizar intervenções em escolas da rede pública de ensinoque tinham alunos com necessidades educativas especiais-NEEs incluídos.Nessa atividade nos deparávamos com professores que significavam a proposta da educação inclusiva com afirmação de que os alunos com NEEs incluídos na sala regular não têm capacidades cognitivas para o aprendizado, que devem voltar para as escolas especiais. E, professores que significavam ser possível ensinar estes alunos e que eles aprendem, juntamente com os demais alunos na escola regular.Estas significações nos motivaram para investigar, no curso de Doutorado em Educação do PPGEd, da UFPI, sobre os significados e os sentidos da atividade de ensino aprendizagem constituídos por professores de alunos com necessidades educativas especiais do Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino. A pesquisa é de natureza qualitativa e tem o objetivo geral, investigar os significados e os sentidos da atividade de ensino aprendizagem constituídos pelo professor de alunos do Ensino Médio de escolas da rede pública de ensino com necessidades educativas especiais. E, como objetivos específicos: analisar os significados e os sentidos que os professores atribuem à educação inclusiva; interpretar o que os professores compreendem por atividade de ensino aprendizagem frente à educação inclusiva; compreender a relação de formação contínua em educação inclusiva e a atividade de ensino aprendizagem de alunos com NEEs; interpretar as motivações do professor para desenvolver a atividade de ensino aprendizagem diante do contexto da educação inclusiva. Para a efetivação da pesquisa nos embasamos na tese de que a vivência da professora com alunos com NEEs do Ensino Médio medeia a produção de significados e sentidos sobre a educação inclusiva, em que é necessário analisar as condições objetivas da educação inclusiva para que sejam viabilizadas, diante das múltiplas determinações da realidade social, mudanças na compreensão sobre a realização da atividade de ensino aprendizagem com esses alunos, na escola regular.A base teórico-metodológica de sustentação desta Tese é o Materialismo Histórico Dialético (MARX, 1984; MARX; ENGELS, 2002; KOPNIN, 1978; CHEPTULIN, 1982) ea Psicologia Sócio-Histórica de (VYGOTSKI, 2009, 2008, 2007, 2004, 1997; LEONTIEV, 1978), é apresentado discussões teóricas sobre educação inclusiva (GLAT, 2009; GARCIA, 2008; JANUZZI, 2006; MAZZOTA, 2005), dentre outros autores que contribuíram com embasamento teórico da pesquisa.Participa da pesquisa uma professora que tem alunos com NEEs em sala de aula regular, na última etapa da Educação Básica, isto é, no Ensino Médio, e que apresentou atuações diferenciadas de interpretações sobre a vivência com alunos com NEEs. Em que superou os sentimentos de angústias ao descobrir alunos com NEEs em sala de aula e se propôs atransformação e ampliação de sua atividade profissional para o ensino aprendizagem destes alunos, quando buscou alternativas para ensiná-los, disponibilizando horário de seu trabalho para ensino individualizado de sua matéria, realizou formação contínua em educação inclusiva na busca para compreender sobre a educação de alunos com NEEs.  Os instrumentos e as técnicas metodológicas empregadas na produção dos dados empíricos foram a entrevista narrativa (BAUER E GASKELL; 2007; BRITO, 2007) e a entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2008). Na análise do corpus empírico da pesquisa foi empregada a proposta dos Núcleos de Significação (AGUIAR; OZELLA, 2013;AGUIAR; OZELLA, 2015), que possibilitou criar os seguintes núcleos de significação. Em princípio, a discussão destes núcleos, revelam que para a professora seu “mundo caiu” quando suas vivências foram mediando os significados e os sentidos da atividade de ensino aprendizagem de alunos com necessidades educativas especiais do Ensino Médio.

Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO
Interno - 1728592 - SHARA JANE HOLANDA COSTA ADAD
Interno - 2175251 - JOSANIA LIMA PORTELA CARVALHEDO
Interno - 2173993 - ANA VALERIA MARQUES FORTES LUSTOSA