Banca de QUALIFICAÇÃO: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DENISE MARTINS DA COSTA E SILVA
DATA: 04/03/2016
LOCAL: Sala de Defesa do PPGEd
TÍTULO:

ANÁLISE DOS SIGNIFICADOS E SENTIDOS PRODUZIDOS PELO PROFESSOR DO ENSINO SUPERIOR ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NEEs: RELAÇÕES COM A FORMAÇÃO  E A PRÁTICA DOCENTE

PALAVRAS-CHAVES:

Significados e Sentidos. Inclusão. Formação docente. Ensino Superior.

ÁREA: Educação

O Ensino Superior tem sido um cenário fértil para a discussão sobre a formação e a prática docente e sua interface com a inclusão. A perspectiva da inclusão pressupõe a educação como um direito de toda a população, incluindo, dessa forma, as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs).  A partir dessas considerações, nossa questão de pesquisa é: que relações o professor do Ensino Superior estabelece entre os significados e sentidos produzidos sobre a inclusão de alunos com NEEs e a sua formação e prática docente? Como objetivo geral, buscamos analisar os significados e sentidos produzidos pelo docente do ES sobre a inclusão de alunos com NEEs, depreendendo as mediações que revelam a relação entre a referida produção de significados e sentidos e o seu processo de formação e prática docente. Com base nesse objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: a) analisar como as publicações da área de formação e prática docente tem discutido o tema da inclusão de alunos com NEEs no ensino superior; b) Caracterizar o processo de formação e prática docente no ensino superior, considerando o processo de inclusão dos alunos com NEEs; c) apreender os significados e sentidos constituídos pelo docente acerca do processo de inclusão dos alunos com NEEs no ensino superior e d) analisar as múltiplas determinações do processo de inclusão de alunos com NEEs no ensino superior. A fundamentação teórico-metodológica está ancorada na Psicologia Sócio-Histórica de Vygotsky (1998) e Leontiev (1978), por considerar a relação homem-mundo como mediada pelos instrumentos, sendo o homem um ser social e historicamente constituído. Utilizamos estudos de Tardif e Lessard (2014), D’Avila e Veiga (2013), Cunha (2010), Libâneo (2010; 2011) entre outros, para compreendermos a docência no ensino superior, suas trajetórias, características e a interface com a prática docente. Também articulamos ao nosso referencial, estudos sobre educação inclusiva com autores como Mazzota (2005), Januzzi (2006), Sawaia et al. (2006), Araújo, Nogueira e Bezerra org.(2012). O cenário da nossa investigação é uma instituição pública de ensino superior e os dados empíricos serão produzidos a partir da entrevista narrativa (FLICK, 2009). A análise dos dados será feita com base na proposta analítica dos Núcleos de Significação em Aguiar (2011) e Aguiar e Ozella (2013; 2015). Os resultados desse primeiro momento da nossa pesquisa permite compreender a relevância das categorias historicidade, mediação, significados e sentidos e atividade na apreensão da singularidade do professor do ensino superior, sendo a perspectiva sócio-histórica uma possibilidade promissora na compreensão da formação docente na perspectiva da educação inclusiva. Do estudo realizado também entendemos que a inclusão de pessoas com NEEs está intrinsecamente relacionada à forma como a sociedade se organiza em seus vários âmbitos que não exclusivamente no educacional e que a compreensão da formação docente na perspectiva da inclusão se faz através desse entendimento do percurso histórico que dá origem a essas múltiplas relações estabelecidas.

Interno - 1167745 - CARMEN LUCIA DE OLIVEIRA CABRAL
Externo ao Programa - 3781673 - CRISTIANE DE SOUSA MOURA TEIXEIRA
Interno - 1167663 - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA
Presidente - 1167681 - MARIA VILANI COSME DE CARVALHO