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Banca de DEFESA: ANTONIA MARIA DOS SANTOS SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIA MARIA DOS SANTOS SILVA
DATA: 16/07/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Educação
TÍTULO:

 

Formação de Praças da Polícia Militar do Piauí: Uma análise a partir da prática pedagógica do oficial formador



PALAVRAS-CHAVES:

Polícia Militar. Prática Pedagógica. Oficial professor. Formação de Praças.


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A formação policial militar piauiense, assim como nos demais Estados da Federação apresenta-se ao longo da história, como uma formação de cunho positivista e reprodutivista, mediante a disseminação de condutas eminentemente militarizadas, porém, diante da complexidade e transformações ocorridas nos últimos tempos, que se refletem nos processos educacionais, tem provocado iniciativas e tentativas que tentam romper com este ciclo que ainda apresenta fortes resquícios na atualidade, muito embora ainda sejam consideradas escassas. No intuito de trazer contribuições para esse movimento, que vislumbra uma formação policial militar voltada a atender os interesses do cidadão e a sua parceria com a comunidade, a pesquisa tem por problemática saber qual é a prática pedagógica do Oficial da Policia Militar que atua como formador nos cursos de formação de praças e como esta prática interfere na formação. O objetivo geral é analisar a prática pedagógica do oficial da Polícia Militar do Piauí que atua na formação de praças e sua interferência na formação. Para desenvolver esta investigação, optamos pela pesquisa qualitativa de natureza descritiva como método investigativo, utilizamos para tanto uma amostra de 16 oficiais professores e 21 egressos dos cursos de formação de praças do CFAP, situado no Município de Teresina – PI. Como característica deste método, a produção dos dados deu-se mediante questionários, análise de documentos e entrevistas semi-estruturadas. O método de interpretação dos dados utilizado na pesquisa seguiu a análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Diante desse contexto, esta dissertação, traz as análises feitas acerca da formação de praças da PMPI, através da prática pedagógica do oficial tendo como principais referências teóricas autores como: Ludke e André (1986), Triviños (1995), Alarcão (1998), Zabala (1998), Nóvoa (1998), Chizzoti (1991), Perrenoud (2000), Muniz (2001), Freire (2001) Pimenta (2005), Behrens (2006), Ghedin (2006), Veras (2008), Souza (2009), Laércio e Aelson Dias (2010); Mendes (2011), Mendes Sobrinho e Sousa (2011). Partindo dos achados do estudo, em diálogo com os suportes teóricos adotados no percurso da pesquisa, o que se revela é que as práticas pedagógicas do oficial professor apresentam-se em linhas gerais alinhadas a dois grupos de práticas, sendo uma voltada para a transmissão do conhecimento, em uma perspectiva reprodutivista, que se apresentou em menor escala, e outra voltada mais para a produção/construção do conhecimento, direcionando-se a práticas pedagógicas mais inovadoras, abertas ao diálogo, a reflexão crítica e indissocialidade entre teoria e prática, estas práticas foram às predominantes entre os entrevistados. Quanto à interferência da prática pedagógica na formação percebemos nas falas que esta vai estar em acordo com a prática desenvolvida pelos professores, no caso, predominando uma interferência que pode proporcionar ao egresso transformar as informações repassadas em conhecimento e assim, se tornarem sujeitos capazes de transformar o seu contexto social, cultural e institucional, este fato foi ratificada na fala dos egressos dos cursos. Concluímos ainda que outras questões precisam ser alavancadas em relação a ação do oficial professor, a fim de que os professores que já mantêm uma prática onde predomina características mais inovadoras as reforcem, bem como a parte de professores que ainda possuem práticas conservadoras possam trabalhar em uma perspectiva mais emancipadora, visto que a ação destes em sala de aula é indiscutível para uma formação das praças mais contextualizada e consequentemente para a sociedade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Interno - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - IVEUTA DE ABREU LOPES - UESPI
Presidente - 1349937 - JOSE AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 26/06/2012 11:41
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