Banca de DEFESA: EDILMA MENDES RODRIGUES GONÇALVES

TÍTULO:

PRÁTICA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E A CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES

PALAVRAS-CHAVES:

Educação Infantil. Saberes Docente. Prática pedagógica.

ÁREA: Educação

As relações entre o cuidar e o educar tem merecido constante atenção na história da Educação Infantil por estabelecerem, nas ações pedagógicas, uma visão integrada do desenvolvimento da criança com base em concepções que respeitem a diversidade e as singularidades da infância. Nessa perspectiva, as práticas pedagógicas na Educação Infantil são desafiadas no trabalho de cuidar e educar, considerando as diversas formas das crianças aprenderem e se desenvolverem. Tomando como referência essa compreensão a pesquisa foi desenvolvida com o objetivo geral de investigar a construção de saberes docente na prática pedagógica da Educação Infantil. Para alcance deste objetivo estabeleceu-se como objetivos específicos: Analisar as fontes dos saberes construídos na prática pedagógica de professores da Educação Infantil; Descrever os saberes mobilizados na prática pedagógica da Educação Infantil; Identificar as ações pedagógicas que contribuem para a consolidação dos saberes docentes. As reflexões teórico-metodológicas empreendidas no estudo apoiam-se nas contribuições de Aguiar (2010), Didonet (2001/2011), Kuhlman Junior (1999/2001/2007), Gauthier (1998), Pimenta (2014), Tardif (2014), Clandinin e Connelly (2000, 2011), Souza (2006), Bertaux (2010), Clapier-Valladon e Raybaut (1999) dentre outros. A pesquisa foi numa abordagem qualitativa e tem as narrativas como metodologia. Para a produção dos dados trabalhamos com o memorial de formação, as rodas de conversa e a entrevista semiestruturada. O estudo foi desenvolvido no Centro Municipal de Educação Infantil Francisco das Chagas Venâncio em Teresina-PI, e teve como interlocutores seis professoras que trabalham com crianças entre 3 a 5 anos de idade. A partir das narrativas das professoras, foi possível a analisar os dados da pesquisa por meio dos seguintes eixos: 1 - Prática pedagógica e a construção de saberes docente; 2 - Prática pedagógica e a mobilização de saberes docente; 3 - A consolidação de saberes docente na prática pedagógica na educação infantil. O estudo contatou, que na prática pedagógica da educação infantil os professores mobilizam os saberes teóricos e práticos na ação docente adequando-os as necessidades dos alunos e dos professores no processo de ensino-aprendizagem, exigindo a construção e mobilização de novos saberes, desenvolvendo habilidades, valores e atitudes pertinentes à prática docente. O estudo mostrou que os professores mobilizam, além dos saberes da formação profissional, os curriculares, os disciplinares, os saberes da experiência quando adequam os conteúdos e atividades as necessidades dos seus alunos e que o uso de diferentes técnicas de ensino-aprendizagem para que as crianças se desenvolvam, pressupõe o uso de saberes mobilizados e produzidos pelos professores na ação docente. Os saberes mobilizados e construídos pelos professores se consolidam, principalmente no ato de planejar e executar as atividades com as crianças.

Interno - 1167868 - ANTONIA EDNA BRITO
Presidente - 2175001 - BARBARA MARIA MACEDO MENDES
Externo à Instituição - EMANOELA MOREIRA MACIEL - IFPI
Externo à Instituição - GEORGYANNA ANDRÉA SILVA MORAIS - UEMA